O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – vai criar um Laboratório de Inovação Pedagógica (LIP.IPCB), no âmbito do projeto INOV3P do Centro de Excelência em Inovação Pedagógica.
Trata-se de uma estrutura de suporte e de reflexão contínua, que visa produzir referenciais de boas práticas na ação pedagógica, promover a inovação pedagógica, com forte componente digital privilegiando as áreas não-tecnológicas (ciências sociais, humanidades e artes) e consolidar dinâmicas institucionais de modernização pedagógica no ensino superior.
Para Ana Vaz Ferreira, coordenadora do projeto e vice-presidente do IPCB, “o LIP.IPCB representa um passo estratégico na aposta contínua do IPCB na inovação pedagógica, criando condições para transformar a prática educativa através da tecnologia e da colaboração, modernizando o ensino na instituição”.
Este laboratório pretende assim fomentar a criação de recursos pedagógicos inovadores e experiências didáticas colaborativas, complementando ao mesmo tempo iniciativas da instituição em curso, tal como o projeto REVUP que visa a promoção do sucesso escolar dos estudantes do IPCB.
O novo laboratório será implementado na Escola Superior de Educação, após a requalificação de salas de Informática e da biblioteca Vasco Silva, e criará um espaço dividido em duas zonas: uma área de trabalho colaborativo e uma zona multimédia equipada para produção de vídeos, podcasts, videoconferências e outras iniciativas de caráter educativo inovador.