O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – e a Universidade de Caxias do Sul, do Brasil, assinaram um acordo bilateral de cooperação internacional, com o objetivo de fortalecer laços académicos, científicos e culturais entre a Beira Baixa, Portugal, e o Rio Grande do Sul, Brasil. A cerimónia contou com a presença da vice-presidente do IPCB em representação da instituição, Ana Vaz Ferreira; do reitor da universidade brasileira, Gelson Rech, que também ocupa a função de vice-presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas; e ainda de Everaldo Cescon, Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da mesma universidade.
A parceria integra uma estratégia mais ampla de internacionalização da Universidade de Caxias do Sul, que procura estreitar relações com instituições de ensino superior em Portugal e Itália. Neste contexto, o IPCB diz que se compromete a colaborar na criação de uma “Sala de Portugal” na universidade brasileira, um espaço dedicado à promoção da cultura, história e inovação, incentivando projetos conjuntos de investigação e desenvolvimento.
Além disso, será analisada a possibilidade de integração do IPCB nas novas redes de instituições de ensino superior brasileiras, no âmbito do Programa CAPES GLOBAL, bem como uma possível integração da Universidade de Caxias do Sul como parceiro na universidade europeia BAUHAUS4EU, da qual o IPCB é membro.
Para Ana Vaz Ferreira, vice-presidente do IPCB, “este acordo representa uma oportunidade única para reforçarmos a cooperação académica e cultural, criando pontes duradouras entre Portugal e o Brasil”.
A cooperação com o IPCB representa um passo estratégico para estreitar laços internacionais, promover intercâmbios académicos e abrir caminhos para iniciativas conjuntas de inovação e desenvolvimento sustentável.