O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – integra uma aliança de 10 instituições de ensino superior europeia que criaram uma Universidade Europeia em 2023, quando a candidatura ao programa Erasmus+ obteve selo de excelência da Comissão Europeia.
Assim, a instituição albicastrense é membro fundador da Bauhaus4eu, que conta com 124 mil estudantes e 10 mil colaboradores (docentes e não docentes).
A apresentação aconteceu no IPCB, onde o seu presidente e a sua equipa se mostraram satisfeitos com a aprovação da candidatura, e revelou que esta rede obteve o financiamento total solicitado, de 14.396.260€, que terá a duração de 48 meses para que possam ser desenvolvidas um conjunto de iniciativas.
António Fernandes disse que as 10 instituições de ensino superior que integram esta Universidade Europeia têm várias características em comum. Esta rede apresenta quatro eixos chave para o desenvolvimento das ações: implementar um campus europeu conjunto, ensino inovador, ligação à região e estruturas conjuntas de decisão, procedimento e impacto.
O presidente do IPCB explicou que a integração da instituição nesta Universidade Europeia ganha “escala e complementaridade” e vai permitir que alunos e colaboradores tenham “via verde” para mobilidade.
António Fernandes revelou que do financiamento aprovado, o IPCB terá cerca de 1.100.000€ para levar a cabo as suas ações.
Na conferência de imprensa foi ainda dito que o 1º Fórum Bauhaus irá acontecer em Castelo Branco, previsto para o 1º semestre de 2025.
Ricardo Pires Coelho