O IPCB – Instituto Politécnico de Castelo Branco – assinou um protocolo de cooperação com a Câmara de Castelo Branco com o objetivo de uma colaboração pedagógica e técnica na área da monitorização do Parque do Barrocal.
O acordo prevê a realização do diagnostico da evolução das plantas e das várias espécies existentes neste emblemático parque da cidade albicastrense e compreender o impacto da atividade turística junto das mesmas, assim como indicar caminhos para a valorização e preservação das espécies na perspetiva da promoção turística do Parque do Barrocal, explica a instituição de ensino.
O presidente do IPCB considera que a assinatura deste protocolo é mais um exemplo da disponibilidade da instituição em colaborar com as entidades da região, colocando, no caso concreto, os seus recursos humanos ao serviço do desenvolvimento e preservação do território. António Fernandes acrescenta que a valorização do Parque do Barrocal, património com uma riqueza natural e cultural singulares, é um desígnio que deverá ser assumido por todas as instituições relevantes da região, pela sua importância enquanto património natural, mas também pelo papel que poderá ter enquanto laboratório de investigação e de educação ambiental e promotor da oferta turística da região.
A equipa de trabalho é constituída por docentes e investigadores da Escola Superior Agrária, estando prevista a elaboração de um relatório técnico com as conclusões do trabalho realizado.