Investigadora apresenta obra em três línguas no Jardim Botânico D’Ajuda

Investigadora apresenta obra em três línguas no Jardim Botânico D’Ajuda

A investigadora e professora da Escola Superior Agrária, de Castelo Branco, Luísa Ferreira Nunes apresenta este sábado, 18 de outubro, pelas 15h30, no Jardim Botânico d’Ajuda, em Lisboa, o seu Diário Ilustrado “Crónicas de um jardim”.

A obra é escrita em três línguas (português, inglês e francês) e foi editada pela editora albicastrense RVJ Editores. Neste trabalho, de 152 páginas,  são apresentados desenhos e fotografias únicas e exclusivas dedicados aos jardins como sistemas vivos, lugares de biodiversidade, adaptação e interação entre espécies. Ilustrações que a autora tinha em arquivo, mas que ainda não tinham sido publicadas.

A apresentação nacional é aberta ao público e gratuita, mas será necessária a apresentação de convite disponibilizado nas páginas de Facebook da editora e da autora ou no Instagram da autora e da publicação Ensino Magazine, como é esclarecido em nota.

Luísa Ferreira Nunes conta que “ao longo de 22 anos de Diário Ilustrado, foram abordados diversos temas ligados ao mundo natural, desde habitats remotos até formas de vida discretas e pouco observadas. Em 2026, o tema escolhido recai sobre um universo mais próximo mas igualmente complexo: os jardins”. A docente explica que “não se trata de um jardim em particular, mas de uma construção composta a partir de múltiplos jardins visitados ao longo do tempo, cruzada com memórias e elementos que pertencem à experiência sensorial de muitas pessoas”.

A autora adianta ainda que “crónicas de um Jardim resultam da sobreposição de impressões recolhidas em jardins com diferentes significados. Alguns evocam recordações da infância, outros foram procurados mais tarde pela sua estética, pela história que transportam ou pelas espécies. Este diário de 2026 é como uma leitura pessoal e sensorial de muitos aspetos observados durante muitas visitas a vários jardins”.

O livro está à venda na loja virtual da RVJ Editores.