Idanha-a-Velha rumo a um destino turístico carbono neutro

Esta 6ª feira, 17 de março, em Idanha-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico assina, em parceria com a ADENE – Agência para a Energia, a E-REDES e Greenvolt, um acordo com vista à neutralidade carbónica. “Rumo à Neutralidade Carbónica” é o nome do projeto que surge no seguimento do compromisso da Rede com a sustentabilidade.

Neste evento serão esclarecidos todos os passos necessários para tornar as Aldeias Históricas de Portugal um destino turístico carbono neutro. O primeiro, em rede, a acontecer em Idanha-a-Velha.

Em nota, a organização conta que o desafio passa por compatibilizar as mudanças associadas à descarbonização com a manutenção da identidade patrimonial e as peculiaridades de cada Aldeia Histórica. Assim, esta é uma transição que exige capacidade de atuação transversal. Trata-se de um processo colaborativo, no espírito da circularidade, transição energética e neutralidade carbónica como ato de responsabilidade, para o qual a Rede de Aldeias Históricas de Portugal conta com toda a sua rede de parceiros atual e futura, cujo espírito de missão se enquadre nesta ambiciosa abordagem que procura elevar as Aldeias Históricas de Portugal ao estatuto de um destino sustentável.

Em linha com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e com o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), este é um passo decisivo para o objetivo de tornar uma Rede de Aldeias na primeira, a nível europeu, a beneficiar de uma posição de eficiente nos domínios hídrico e energético.