A autarquia de Castelo Branco está a celebrar o centenário do nascimento de Eugénio de Andrade com um conjunto de iniciativas.
As comemorações decorrem durante o mês de abril e maio, e sempre às 6ªfeiras. A primeira iniciativa decorreu na Fábrica da Criatividade, realizando-se uma palestra com a presença do poeta Paulo Samuel. O também investigador falou de uma lembrança e homenagem a Eugénio de Andrade “de modo simples”, como o próprio apreciava, referiu.
Na sessão de abertura deste ciclo de palestras, o presidente da Câmara de Castelo Branco afirmou que celebrar o centenário do nascimento do poeta beirão tem dois lados, responsabilidade e obrigação de recordar as palavras do poeta beirão.
Leopoldo Rodrigues afirmou que este é “um programa muito forte e muito consistente”, que conta com a colaboração de todos.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, sobre a celebração do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade.
O programa prossegue esta 6ªfeira, 28 de maio, com a inauguração da exposição bibliográfica, artística e documental dedicada ao poeta, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco. O ciclo de homenagem a Eugénio de Andrade termina a 5 de maio, também na Biblioteca Municipal (às 18h).