Homenagem a Cargaleiro no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

07 fev Homenagem a Cargaleiro no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Lontano Trio Do Barro ao Som apresenta-se, este sábado, 7 de fevereiro, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, às 15h, para uma homenagem ao pintor e ceramista Manuel Cargaleiro. Um ciclo de concertos que tem como objetivo partilhar e refletir sobre a obra de Cargaleiro. Após cada concerto, em cooperação com a Fundação Manuel Cargaleiro, realiza-se uma tertúlia.

“Do Barro ao Som – Homenagem a Cargaleiro”” é um projeto de música contemporânea baseado na obra do artista Manuel Cargaleiro, com composições originais de Carlos Marecos, Tiago Derriça, Gonçalo Lourenço, Ana Roque e Sara Carvalho, interpretadas por Clara Gonçalves (saxofones), Francisco Martins (acordeão) e Pedro Vasquinho (contrabaixo).

Este projeto procura trazer para o espaço sonoro a reflexão profunda dos processos composicionais apresentados na sua pintura e cerâmica. Assim, mais do que uma tradução da cor em som, é uma investigação sobre as formas de organização que sustentam a obra de Cargaleiro.

Inspirado pela materialidade do trabalho de Cargaleiro, este projeto não procura representar a sua obra no domínio do som, mas sim operar dentro do seu paradigma compositivo. Assim, a composição não se constrói a partir de um modelo figurativo ou representacional, mas sim como um sistema de relações análogo ao da sua prática artística, onde a materialidade do meio não determina a estrutura, mas é constituída por ela.

A partir do projeto “Do Barro ao Som – Homenagem a Cargaleiro”, a atividade artística afirma-se como um espaço de reflexão, debate e interação, promovendo o pensamento crítico e inovador na sociedade.

Mais do que um concerto, trata-se de um espaço de contaminação entre ver e ouvir, ampliando a compreensão da arte como um sistema relacional dinâmico, onde cada elemento se transforma em interação com os demais.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.