HMB, Moonspell e Quim Barreiros são os cabeças de cartaz do 2º Portugal Cheese Festival, que vai decorrer nas instalações da antiga Escola Secundária EB 2,3 S. José Sanches, em Alcains, concelho de Castelo Branco, entre 3 a 5 de maio.
O certame tem como objetivo unir ao setor do queijo as componentes de conhecimento, comercialização, experimentação e de lazer.
A apresentação da edição de 2024 do evento decorreu no Museu de Artes e Ofícios de Alcains, onde o presidente da Câmara de Castelo Branco frisou a importância de valorizar, promover e sensibilizar a fileira do queijo.
Leopoldo Rodrigues referiu que esta feira conseguiu dar visibilidade a Alcains e aos produtores de queijo da região, e que acabou por se refletir longo de todo o ano, com o aumento da procura.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, revelou também que o valor investido, para este ano é mais inferior em relação à edição de estreia do Portugal Cheese Festival.
Haverá cerca de 40 expositores de queijo, de vários locais do país e também de Espanha. Também outros sabores, artesanato, concurso de queijos, conferências, música, desporto, entre outros, compõem a programação dos três dias do certame, que em breve será conhecido por completo.
O programa será recheado por muitas propostas, promovidas por associações e clubes de Alcains, que quiseram juntar-se ao certame, realçou Milena Santos, presidente da Junta de Freguesia.
Milena Santos, presidente da Junta de Freguesia de Alcains, acrescentou que o Portugal Cheese Festival faz todo o sentido realizar-se na vila, pois sempre foi abundante, não como agora, mas que é um produto endógeno que deve ser valorizado.
Este ano, o certame viu os horários de funcionamento serem alargados. No dia 3 será das 12h às 3h; dia 4, das 10h às 3h; e dia 5, das 10h às 1h.
Ricardo Pires Coelho