Vila Velha de Ródão recebeu a visita de 14 estudantes do curso de cinema da Escola Superior de Arte e Design de Genebra, na Suíça, que tiveram a oportunidade de filmar as gentes, as histórias e as paisagens do concelho.
Esta foi uma iniciativa que decorreu no âmbito de um ateliê prático de realização cinematográfica, organizado pela produtora de cinema Ocidental Filmes, sedeada em Gavião de Ródão, e orientado pelo realizador português João Pedro Rodrigues, que contou com o apoio do Município e a colaboração da Herdade da Tapada da Tojeira.
Esta é uma escola de artes de prestígio internacional, com alunos de todo o mundo, que todos os anos organiza ateliers práticos de realização em diferentes países.
A autarquia de Vila Velha de Ródão refere que este ano, a escola convidou o realizador português João Pedro Rodrigues para tutor desta ação de formação e, durante quase três semanas, jovens estudantes de cinema, oriundos de diferentes países – tais como Suíça, França, Canadá, Coreia do Sul, Kurdistão, Argentina, Brasil, entre outros –, descobriram Vila Velha de Ródão através da realização de pequenos filmes.