“Fuga Para o Tempo Presente” na Fábrica da Criatividade

21 mai “Fuga Para o Tempo Presente” na Fábrica da Criatividade

A Fábrica da Criatividade, em Castelo Branco, recebe esta 4ªfeira, 21 de maio, “Fuga Para o Tempo Presente – O Leve Poder da Lua Apenas Queima os Olhos”, às 21h30.

Esta criação apresenta-se como uma experiência cênica que explora a Dança enquanto ethos, impermanência e vertigem do agora. A obra encena a finitude dos entes, a fragilidade da presença, a metamorfose do momentâneo e a tensão entre a lâmina e o fogo, onde “a faca não corta o fogo”, mas o fogo fende o tempo com a violência de um acontecimento irrepetível.

Concebida por Hugo Calhim Cristóvão e Joana von Mayer Trindade, “Fuga Para o Tempo Presente” propõe dançar com delírio e rigor ético o íntimo sentir do presente, registando a “impressão digital para a eternidade” face a um mundo em que a geopolítica assassina o agora. Confrontando os binómios Instante–Eternidade, Permanência–Impermanência, Ethos–Pathos–Logos, a obra ocupa o instante como gesto de resistência e resiliência, onde a identidade se (re)constrói na fragilidade do tempo presente.

Através de uma linguagem artística que desbanaliza o quotidiano e enfrenta o horror contemporâneo com o corpo da Dança, esta criação reclama pertinência e convoca a memória como ação, onde olhos queimados pela contemplação do sofrimento podem ainda vislumbrar possibilidades de reexistência.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.