Cerca de quatro anos depois do início das obras, está finalmente aberto ao público o Parque Urbano da Cruz do Montalvão, em Castelo Branco.
O investimento da autarquia albicastrense para reformular esta zona é de cerca de 3 milhões e 500 mil euros, envolvendo 21he no total.
A abertura aconteceu esta 4ªfeira, 31 de maio, sendo “um dia de grande expetativa”, afirmou o presidente da Câmara Municipal. Para Leopoldo Rodrigues, este novo espaço marca “uma nova centralidade de Castelo Branco” e a sua afirmação irá levar o seu tempo.
Para a sua valorização, há vários espaços distintos, com condições para a realização de eventos, mostrando a sua “enorme potencialidade”.
Leopoldo Rodrigues apelou ao bom civismo de todos, para que este espaço se mantenha limpo, em ordem, sem atos de vandalismos.
O autarca falou também da demora do projeto, que sofreu vários atrasos, devido a um conjunto de circunstâncias.
Começa assim, “um novo ciclo neste espaço da cidade”, depois de um longo caminho até chegar aqui, referiu o presidente da Câmara de Castelo Branco.
Leopoldo Rodrigues acrescentou que o Parque Urbano da Cruz do Montalvão tem vários desafios, além do social, também ambientais e de sustentabilidade.
Por sua vez, Verónica Almeida, arquiteta coordenadora deste projeto, realçou a decisão estratégica da Câmara Municipal em valorizar este espaço da cidade, em 2016.
A responsável explicou também os mais diversos espaços incluídos no parque “acessível a todos”, a “15 min do centro da cidade”, o que considerou ser uma mais-valia, além da potencialidade de poder receber vários tipos de eventos.
Acrescentar ainda que o Parque Urbano da Cruz do Montalvão tem também um anfiteatro ao ar livre, o dispõe de um pequeno parque de caravanas, com seus lugares, e de estacionamento em seu redor.
A abertura oficial acontece ao final da tarde desta 5ªfeira, aliando também as comemorações do Dia Mundial da Criança, com várias atividades dirigidas aos mais novos.
Ricardo Pires Coelho