A 4ª edição do Festival das Migas vai realizar-se no fim-de-semana, 15 e 16 de junho, em Segura, no concelho de Idanha-a-Nova.
O evento pretende valorizar a melhor gastronomia tradicional, em particular as Migas, um prato típico, versátil e saboroso.
A prova das migas a concurso, domingo, é o momento alto do Festival, no entanto as propostas não ficam por aqui, diz a autarquia idanhense.
O programa tem início no sábado, com uma Noite de Fados ao Luar para abrir o apetite. Pelas 21h, Filipa Carvalho, na voz, será acompanhada por Paulo Ferreira na guitarra portuguesa e Gabriel Godoi na viola fado. O evento dispõe de serviço de restauração.
No domingo, o programa começa com a caminhada Rota das Minas (6km, com ponto de encontro às 7h45 no Largo da Igreja de Segura). A inscrição é gratuita e dá direito a seguro e reforço alimentar. Pode ser feita através dos seguintes de contactos telefónicos e e-mail (jfzebreira@hotmail.com/idanha1000@filarmonicaidn.com / 277 427 401 / 926 938 535).
Depois, a abertura do certame está marcada para as 11h, com animação de rua pelo grupo Tukariouppa BBU Fanfare, feira de produtos regionais, tasquinhas e restaurantes.
A prova das migas a concurso arranca às 12h30, seguindo-se um Festival de Música Tradicional (14h30), a entrega dos prémios (17h30) e a atuação das Bombocas (18h). O 4º Festival das Migas é integrado no programa Idanha-a-1000, coordenado pela Filarmónica Idanhense, em parceria com a Município de Idanha-a-Nova e a União de Freguesias de Zebreira e Segura. Tem ainda o apoio do Turismo de Portugal.