Fernanda Gabriel, natural de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, vai ser condecorada esta 4ªfeira, 10 de maio, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Estrasburgo, pela sua carreira de jornalista ao serviço da informação sobre a Europa.
A Câmara Municipal de Idanha-a-Nova congratula-se com a atribuição desta prestigiante distinção a uma conterrânea, “pelo que irá propor um Voto de Louvor na próxima Reunião do Executivo”, refere em nota.
A convite do Presidente da República, o presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto, foi convidado para testemunhar a cerimónia, em representação de Idanha-a-Nova, “num momento de orgulho para os idanhenses que reconhece a sua capacidade para se distinguirem ao mais alto nível”.
Jornalista experiente em matéria de política europeia, Fernanda Gabriel nasceu em Monsanto da Beira, a aldeia histórica e a mais portuguesa, sita no concelho de Idanha-a-Nova.
Além de correspondente da RTP em Estrasburgo, onde, há muitos anos acompanha os trabalhos das instituições europeias, tem trabalhado na imprensa escrita para a LUSA, Diário de Notícias e a revista inglesa The Parliament Magazine assim como para a RDP e a BBC.
Em 2020, Fernanda Gabriel foi eleita Presidente da Casa da Europa em Estrasburgo.