A exposição que se encontra patente no Posto de Turismo de Proença-a-Nova pretende retratar o dia-a-dia dos Bombeiros, através da coleção particular de Playmobil, de Daniel Matos, bombeiro voluntário na vila do Redondo, do distrito de Évora.
A mostra, que pode ser visitada até 7 de janeiro, está integrada na comemoração do 75º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, que se celebra a 25 de novembro.
A autarquia local dá conta que, Daniel Matos, autor da exposição, aliou a paixão pelo serviço enquanto bombeiro ao colecionismo de vários objetos da Playmobil para fazer esta exposição. Como resultado, Daniel Matos afirma ter comprado tudo o que se pode ver na exposição, explicando que “não há nada que seja emprestado, alguns comprei novos e outros em segunda mão, mas é tudo meu, há bonecos que têm mais de 20 anos, por exemplo. Também já há casos de pessoas que me conhecem e como sabem que coleciono, acabam por me oferecer para eu utilizar”.
Nesta exposição podem ver-se representados todos os tipos de veículos utilizados no combate e prevenção de incêndios, como helicópteros, jipes, aviões canadair, bem como os diferentes locais de atuação, como as florestas, zonas urbanas, posto de comando e quartel dos Bombeiros, em que Daniel Matos recria distintas ocorrências, construindo cenários de enquadramento que enriquecem esta mostra.