No âmbito do projeto “Landscape Together”, cerca de 20 universitários do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e também do Politecnico di Milano, provenientes de Itália através do programa ERASMUS, visitaram alguns pontos do concelho de Oleiros, com foco principal nas aldeias de xisto de Álvaro e de Isna. Após o levantamento fotográfico e caracterização do edificado e das áreas não-edificadas, o objetivo é que os estudantes elaborem planos de ação para as freguesias já mencionadas, sempre em colaboração com as instituições locais, explica a autarquia oleirense.
Os jovens foram recebidos pelo executivo camarário no salão nobre dos Paços do Concelho, onde foram desafiados a “emprestarem” o seu olhar profissional e “fora-da-caixa” em favor da regeneração urbana das freguesias de Álvaro e de Isna.
Na opinião de Adelino Gonçalves, um dos professores que acompanhou a viagem, considerou que desta forma os alunos “têm contacto com realidades diferentes, do ponto vista profissional, mas também humano”, algo que é “muito proveitoso” para a sua formação. Para o docente, este grupo, que era composto na maioria por jovens oriundos de grandes aglomerados populacionais e este contacto com os cidadãos, com os autarcas e com outras pessoas que detêm responsabilidades nos destinos do Interior “é essencial para que consigam perceber as suas necessidades, as suas ambições e os desafios que podem ter pela frente enquanto futuros profissionais da área e na realização dos planos de ação no âmbito do Landscape Together”.
Além das duas freguesias, o grupo conheceu também o projeto “Arte à Porta” – que pode ser apreciado no centro histórico de Oleiros – e teve ainda a oportunidade de observar o “novo” Miradouro do Zebro, idealizado pelo conceituado arquiteto Álvaro Siza Vieira, que será inaugurado assim que for possível.