Os estudantes do 2º ano do curso de licenciatura em Agronomia da ESA – Escola Superior Agrária -, de Castelo Branco, participaram numa aula em contexto de trabalho/investigação, no Polo de Inovação das Prunóideas, na Quinta de Lamaçais.
Esta atividade permitiu a interação entre os alunos da ESA e técnicos de diferentes instituições parceiras no projeto P2-Resilis, nomeadamente, a AAPIM, APPIZÊZERE, CBPBI e COTHN, realizando a instalação de plantas de cobertura do solo na linha em pomar de pessegueiros. O ensaio conta com cinco modalidades de manutenção do solo, incluindo diferentes plantas de cobertura, destacando-se o trevo, que é uma planta fixadora de azoto, e duas plantas aromáticas, que poderão ter efeito sobre os inimigos e/ou auxiliares da cultura.
O Politécnico de Castelo Branco refere que a integração dos alunos em atividades de Investigação e Desenvolvimento foi um objetivo alcançado, permitindo sensibilizar os alunos para a importância da experimentação e investigação na criação de conhecimentos e servindo, simultaneamente, de estímulo à captação de interesse para o exercício da atividade científica. À aula em contexto de trabalho, com a participação na recolha de dados, segue-se, em contexto de sala de aula, o trabalho de transformação dos dados em informação e da informação em conhecimento.