O CLAIM – Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes de Castelo Branco – promoveu o “Estendal Solidário”, que decorreu nos jardins da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento.
A atividade foi desenvolvida pelas estagiárias de Serviço Social deste centro, Joana Antunes e Daniela Raposo, apoiadas pelas orientadoras Susana Bártolo e Cristina Henriques, no âmbito do projeto de estágio curricular, proposto no 3º ano da Licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação, de Castelo Branco.
O destinatário desta iniciativa foram os Nacionais de Países Terceiros e Requerentes de Asilo que escolheram Castelo Branco para desenvolver o seu projeto de vida. Em nota, a organização refere que, muitas vezes, as dificuldades de acesso a vestuário digno, e em especial no caso de população refugiada, são difíceis de satisfazer.
Nesse sentido, “é fulcral promover os direitos humanos das pessoas que necessitam de apoio em fases difíceis da vida” e apoiarem mais de 100 Nacionais de Países Terceiros a melhorar as suas vidas, através da doação de roupas, acessórios, sapatos, entre outros bens, adequados para se deslocarem para o trabalho ou para a escola.
A Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento revela que a atividade fez a diferença na vida destas pessoas, acreditando que melhorou a sua autoestima, promovendo comportamentos mais assertivos e uma melhor integração social.
Face ao sucesso, irá decorrer uma segunda edição, marcada para o dia 23 de abril.