Uma sessão de sensibilização e duas exposições no hall de entrada da Escola Superior de Educação, de Castelo Branco, promovidas em associação com a representante portuguesa da Rede Europeia Anti-Pobreza, são as mais recentes atividades à promoção do combate à pobreza e exclusão social.
Lançada pela Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal, a propósito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, a campanha “Reflete(-Te)” chega agora ao distrito, sendo composta por cartazes e mensagens na primeira pessoa que promovem a reflexão sobre os desafios enfrentados por quem vive em situação de pobreza, explica o Politécnico de Castelo Branco.
Já a mostra fotográfica “Viver no Bairro”, trabalho sobre a problemática da habitação social que envolve o Conselho Local de Cidadãos de Castelo Branco e o jornal Reconquista, documenta o quotidiano de bairros sociais da cidade, procurando sensibilizar a academia para as dificuldades dos residentes e para os laços de solidariedade que emergem nestes contextos.
Ações complementadas por uma sessão no auditório da Escola Superior de Educação, promovida por Filipa Traça e Matilde Carlos, estudantes do 3º ano do curso de licenciatura em Serviço Social e estagiárias na Rede Europeia Anti-Pobreza Portugal. Além da apresentação de dados estatísticos nacionais sobre o risco de pobreza e exclusão social, o encontro permitiu realçar o papel do assistente social no combate à pobreza e à exclusão social, e o seu contributo para a melhoria da vida das pessoas em situação de vulnerabilidade.