Alimentação saudável, energias limpas, água e gestão de resíduos, prevenção de Incêndios Rurais e geo biodiversidade foram os temas dos diversos workshops desenvolvidos ao longo do “Dia Eco Escolas” (assinalado a 4 de maio). O programa incluiu ainda a exposição sobre o ouro dinamizada pelo Centro Ciência Viva da Floresta, a presença dos alunos e professores do projeto-escola Bioaromas e uma feira de produtos biológicos, cujas receitas irão reverter para uma associação sem fins lucrativos.
Tal como explicou Jorge Santos, professor responsável pelo Projeto Eco-Escolas, a ideia foi levar mais além do tema deste ano dedicado aos espaços exteriores, explicando que “destacando atividades dedicadas ao território, pois queremos que os alunos sintam o território onde vivem”. Está ainda em curso o concurso de pinturas de sarjetas e será implementado, dentro da escola, um trilho pedagógico que irá passar pela identificação de várias espécies existentes no espaço exterior e será criado um plano de sustentabilidade ambiental para a escola, cujo objetivo é implementar “pequenas mudanças que todas juntas terão um grande impacto”, acrescente o docente.
Ao longo do Dia Eco Escolas decorreram diversas iniciativas destinadas à comunidade escolar, que contaram com a participação dos parceiros do projeto, como o Município de Proença-a-Nova, o Projeto Escola Bioaromas e o Centro Ciência Viva da Floresta, culminando com o hastear da bandeira verde 2021/22.
Para o diretor do Agrupamento de Escolas, João Paulo Cunha, “é bom ver o dinamismo de todos neste projeto Eco Escolas que de ano para ano tem evoluído” e agradeceu a todos pelo envolvimento que culminou com a entrega do galardão de Excelência, este ano, devendo-se “ao trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos”. O projeto Eco Escolas da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca foi distinguido com o diploma de Excelência, atribuído pela Associação Bandeira Azul. Este galardão reconhece a qualidade do trabalho realizado na implementação deste projeto que a escola integra desde no ano letivo 2015/16. Trata-se um programa escolar internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade.