O ensino da música, à semelhança do ano letivo anterior, volta a estar nos Jardins de Infância e nas Escolas do 1º Ciclo do concelho de Idanha-a-Nova, prevendo-se que chegue a mais de 300 crianças todas as semanas.
As Oficinas da Música estão integradas nos horários dos Jardins de Infância e das Escolas do 1º Ciclo, pela mão da Filarmónica Idanhense, em articulação com a Câmara Municipal e com o Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro.
Para lecionar esta oferta, a Filarmónica Idanhense conta com dois professores licenciados em música, alargando a oferta qualitativa dos seus quadros e das suas atividades, conta a autarquia de Idanha-a-Nova.
O projeto insere-se num protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova e a Filarmónica Idanhense.
Na qualidade de membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música, a Câmara de Idanha-a-Nova refere que “tem inerente a responsabilidade de promover uma estratégia de desenvolvimento cultural onde a dimensão da música assume um papel de relevo”.
É reconhecido a este nível “o papel da Filarmónica Idanhense como agente fundamental para a dinamização e promoção da atividade cultural, educacional e social nas comunidades do concelho”.
A Filarmónica Idanhense irá desenvolver o ensino musical, num quadro alargado de atividades em que as crianças, nesta fase de desenvolvimento, “aprendem fazendo”.
A aprendizagem musical centra-se na voz e no canto, interligando-se com o corpo e o movimento. A audição, análise e discussão de reportório, as práticas instrumentais diversificadas, a pesquisa, a experimentação e a criação são atividades inerentes a esta aprendizagem.
As Oficinas da Música têm como finalidade o de desenvolver competências de discriminação auditiva abrangendo diferentes códigos convenções e terminologias existentes nos mundos da música; desenvolver competências vocais e instrumentais diversificadas, tendo em conta as diferentes épocas, estilos e culturas musicais do passado e do presente; desenvolver competências criativas e de experimentação; desenvolver competências transversais no âmbito da interligação da música com outras artes e áreas do saber; e desenvolver o pensamento musical.