Encontro Internacional do Projeto Europeu Resiliage acontece em Proença-a-Nova

Encontro Internacional do Projeto Europeu Resiliage acontece em Proença-a-Nova

Proença-a-Nova recebe na 2ª e 3ªfeira, 22 e 23 de abril, o Encontro Internacional do projeto Resiliage. Este projeto é financiado pelo programa Horizonte Europa e composto por 18 parceiros e visa construir comunidades mais sustentáveis e resilientes, fortalecendo a sensibilização para os riscos de catástrofes naturais e capacitando os cidadãos em situações de crise.

O Encontro é uma organização da Naturtejo, parceira do projeto a convite da UNESCO, com o Município de Proença-a-Nova e o Centro Ciência Viva da Floresta, onde irão decorrer as atividades. O território do Geopark Naturtejo é um dos cinco CORElabs deste projeto coordenado pelo Politécnico de Turim, em Itália, áreas que foram selecionadas como laboratórios vivos para o estudo dos impactes sociais e culturais, neste caso, resultante dos incêndios florestais que têm fustigado a região, sobretudo nos últimos anos, explica a autarquia proencense.

O Encontro Resiliage é aberto a todos os interessados, mas sujeito a inscrição, gratuita, que deve ser feita através do contacto com o Município de Proença-a-Nova (gimprensa@cm-proencanova.pt).

Assim, a Universidade de Nîmes, em colaboração com o Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e outros parceiros, convida a comunidade a participar num estudo inovador destinado a aprimorar a compreensão e preparação para catástrofes naturais, com foco particular nos incêndios florestais.

O estudo, liderado pela equipa de psicologia da Universidade de Nîmes, tem o objetivo de explorar como a comunicação visual dos riscos de catástrofes naturais influência a compreensão e a preparação para estes eventos. Os resultados irão originar em recomendações sobre os materiais de comunicação mais eficazes a serem desenvolvidos pelos parceiros do projeto.

O estudo procura pelo menos 30 pessoas com 18 anos ou mais, sem especialização em gestão de riscos de catástrofes e sem deficiência visual significativa (como baixa visão ou daltonismo). Os participantes terão a oportunidade de visualizar materiais de comunicação sobre riscos de catástrofes enquanto seus movimentos oculares são monitorados. Além disso, irão preencher questionários online para fornecer feedback sobre suas perceções.

A sessão terá a duração de 30 minutos e irá acontecer entre 22 e 26 de abril, na Casa das Associações de Proença-a-Nova, das 100h às 12h e das 14h às 18h30. Os interessados podem participar comparecendo no local durante esses horários.