EcoRally regressa a Proença-a-Nova com muitas novidades

EcoRally regressa a Proença-a-Nova com muitas novidades

O EcoRally de Proença-a-Nova está de regresso às estradas do concelho já no fim-de-semana, 27 e 28 de julho, partindo para a 4ª edição em 2024. Este ano, a prova que pertence ao calendário oficial do Campeonato Nacional de Novas Energias, conta com muitas novidades e uma organização reformulada.

João Azeiteiro, diretor de prova e presidente da secção de Desportos Motorizados da Associação Académica de Coimbra, entidade organizadora do evento, explica que 90% da prova é nova e que “vamos passar por estradas que nunca foram percorridas nas últimas três edições”. O objetivo, refere o responsável, é que o primeiro dia é visitar a parte norte do concelho e passar por algumas das Praias Fluviais que existem em Proença-a-Nova. No segundo irá ser percorrida a zona mais a sul do concelho. O final será em Proença-a-Nova, onde vão contar com a super-especial, que termina este EcoRally.

João Azeiteiro destaca ainda a especificidade deste tipo de rally, por comparação aos tradicionais, em que “neste tipo de provas, de regularidade, o objetivo não é andar o mais depressa possível, mas fazer com que as médias de circulação não sejam inferiores ou superiores aquelas que são as estipuladas por lei, que na maior parte do terreno serão de 50 kms/h, por serem zonas rurais”.

A pontuação dos condutores será dividida em duas categorias, a classificação geral, no somatório dos resultados de ambos os dias de prova e a eficiência energética, sendo premiados os condutores com menor gasto de energia no percurso de sábado.

Quanto ao percurso que irão encontrar em Proença-a-Nova, João Azeiteiro não tem dúvidas sobre as condições que os condutores irão encontrar, com “estradas incríveis para fazer este tipo de provas, porque muitas delas são estradas que não têm muito trânsito, mas que têm bom piso e acima de tudo, paisagens belíssimas”.

O EcoRally de Proença-a-Nova é uma das sete provas do calendário oficial do Campeonato Nacional de Novas Energias que, além de Proença-a-Nova, passou por Oeiras e Açores, seguindo-se ainda as etapas de Vila Nova de Gaia (7 e 8 de setembro), Madeira (5 e 6 de outubro), Lisboa (1 e 2 de novembro) e Reguengos/Mourão/Redondo (16 e 17 de novembro).