Maria João Guardado Moreira, Lucinda Sofia Carvalho e Vítor Pinheira, docentes do – Instituto Politécnico de Castelo Branco – e investigadores integrados da Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais – Age.Comm, estiveram presentes no 27º Congresso Nórdico de Gerontologia, em Estocolmo, Suécia.
No congresso foram apresentados 5 trabalhos na área do envelhecimento, resultado da atividade de investigação de docentes e alunos da instituição albicastrense, bem como de docentes que fazem parte do consórcio AgeINfuture – Centro de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável do Interior da Região Centro, que o Politécnico de Castelo Branco também integra.
O IPCB conta que dois desses trabalhos analisam a autopercepção da população com 65 e mais anos sobre incapacidades, com base nos dados dos recenseamentos da população de 2011 e 2021.
Um outro trabalho analisou o conceito de apego ao lugar numa amostra de população idosa da região Centro e cuja recolha de dados contou com a colaboração dos alunos do 2º ano da Licenciatura de Serviço Social, desenvolvida no âmbito da unidade curricular Intervenção Social em Comunidades Envelhecidas, deste ciclo de estudos.
Foi apresentada a investigação sobre identificação precoce de fatores de risco em adulto, para promover intervenções que assegurem um envelhecimento saudável, assim como também foram apresentados os resultados do trabalho final do Mestrado em Gerontologia Social do IPCB, de Adriana Mendes. Neste congresso estiveram presentes cerca de 550 trabalhos, de investigadores de mais de 44 nacionalidades.