Rita Vasco, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas, de Castelo Branco, participou na Conferência Internacional sobre Reutilização Adaptativa 2025, na Universidade de Pisa, Itália, com o apoio da UNESCO Itália, onde apresentou a comunicação intitulada “Memória. Território. Identidade: Intervenções Patrimoniais na Igreja de Santa Maria do Castelo em Castelo Mendo (Portugal)” (“Memory. Territory. Identity: Heritage Interventions at the Church of Santa Maria do Castelo in Castelo Mendo [Portugal]”).
A conferência centrou-se na reflexão sobre os desafios contemporâneos da reutilização adaptativa do património arquitetónico, abordando questões históricas e atuais sobre por que, o quê e como restaurar, bem como os diferentes modos de intervir em edifícios do passado – desde a preservação da ruína até à introdução de novas funcionalidades, numa reflexão crítica sobre memória, identidade e futuro do património, explica o Politécnico de Castelo Branco.
A participação da docente neste encontro académico reforça a presença da instituição albicastrense em contextos internacionais de investigação e reflexão crítica, contribuindo para a disseminação do conhecimento na área do design, da arquitetura e da reabilitação sustentável.
O trabalho será publicado em livro de atas em acesso aberto.