Docente da ESART participou em conferência na Itália

Docente da ESART participou em conferência na Itália

Rita Vasco, docente da Escola Superior de Artes Aplicadas, de Castelo Branco, participou na Conferência Internacional sobre Reutilização Adaptativa 2025, na Universidade de Pisa, Itália, com o apoio da UNESCO Itália, onde apresentou a comunicação intitulada “Memória. Território. Identidade: Intervenções Patrimoniais na Igreja de Santa Maria do Castelo em Castelo Mendo (Portugal)” (“Memory. Territory. Identity: Heritage Interventions at the Church of Santa Maria do Castelo in Castelo Mendo [Portugal]”).

A conferência centrou-se na reflexão sobre os desafios contemporâneos da reutilização adaptativa do património arquitetónico, abordando questões históricas e atuais sobre por que, o quê e como restaurar, bem como os diferentes modos de intervir em edifícios do passado – desde a preservação da ruína até à introdução de novas funcionalidades, numa reflexão crítica sobre memória, identidade e futuro do património, explica o Politécnico de Castelo Branco.

A participação da docente neste encontro académico reforça a presença da instituição albicastrense em contextos internacionais de investigação e reflexão crítica, contribuindo para a disseminação do conhecimento na área do design, da arquitetura e da reabilitação sustentável.

O trabalho será publicado em livro de atas em acesso aberto.