A Câmara de Castelo Branco procura a certificação de “Município DAE Ativo”, assumindo um papel central na promoção da saúde da respetiva comunidade e visitantes.
Nesse sentido, o município instalou, numa primeira fase, 23 DAE – desfibrilhadores automáticos externos -, em vários pontos do concelho. Além da colocação destes equipamentos, o objetivo é formar 500 pessoas até ao final do ano, sendo que 126 já concluíram a formação.
A autarquia albicastrense promoveu uma apresentação do Programa Municipal de Desfibrilhação Automática Externa, seguindo-se de um simulacro explicativo do funcionamento dos equipamentos.
Contudo, Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, lembrou que não basta ter os equipamentos disponíveis, há que ter pessoas formadas para que saibam usar os DAE’s e assim salvar vidas.
Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, referiu que este é um investimento de importância vital para a segurança de toda a população albicastrense e visitantes, que será alargado a zonas periféricas da cidade e demais freguesias do concelho em diversas fases.
A rede de DAE’s comunitários já instalada na cidade albicastrense e no concelho faz parte de um programa municipal que pretende garantir o acesso à realização de Suporte Básico de Vida com DAE, em situações públicas de paragem cardiorrespiratória.
Numa primeira fase, os 23 equipamentos de emergência médica estão distribuídos por vários pontos do concelho, que permitem aos cidadãos com competências formativas levar a cabo, num espaço de 3 minutos, as manobras de assistência e auxílio que podem constituir um passo essencial no ato de salvar vidas.
Três equipamentos comunitários situam-se em pontos estratégicos, sendo eles, no Centro Cívico/Docas, Av. 1º de Maio e Terminal Rodoviário, assinalados por cabines facilmente identificáveis, disponíveis 24h/dia, com instruções de uso na lateral ou interior.
Também as instalações desportivas estarão equipadas. São elas, Estádio Municipal Vale do Romeiro, Pavilhão Municipal da Boa Esperança, Pavilhão Municipal de Castelo Branco, Pista de Atletismo de Castelo Branco, Campos Sintéticos Zona de Lazer, Complexo Desportivo do Vale do Valongo, Polidesportivo Quinta das Pedras e Pavilhão Gimnodesportivo do Retaxo.
Assim como os estabelecimentos de ensino Escola Secundária Amato Lusitano, Escola Secundária Nuno Álvares, Escola Afonso de Paiva, Escola Básica João Roiz, Escola Cidade de Castelo Branco e Escola Básica Professor Doutor António Sena Faria de Vasconcelos. Além do Centro Coordenador de Transportes. Na zona de Alcains fica um DAE na Escola Básica e Secundária e outro no Complexo das Piscinas Municipais.
De referir ainda que, já no próximo mês de fevereiro serão, ainda, instalados DAE’s Móveis numa ambulância dos Bombeiros e numa viatura da PSP em Castelo Branco e em outra viatura do posto territorial da GNR em Alcains.
Todo o cidadão albicastrense pode demonstrar interesse em integrar uma das futuras equipas de formação. Para tal basta contactar serviços da Câmara de Castelo Branco ou 800 272 112.
Ricardo Pires Coelho