Deputados do Parlamento Europeu do PCP no distrito de Castelo Branco

Deputados do Parlamento Europeu do PCP no distrito de Castelo Branco

As jornadas dos deputados do Parlamento Europeu do PCP passaram pelo distrito de Castelo Branco, onde privilegiaram o contacto direto com trabalhadores e populações e a presença em espaços públicos, procurando dar visibilidade a problemas e lutas dos trabalhadores e das populações.

Em nota é referido que, num distrito marcado por uma interioridade forçada, agravada pela crescente escassez de respostas locais dos serviços públicos, de saúde, educação, transportes, os deputados do PCP contactaram “com milhares de trabalhadores de dezenas de empresas do distrito e confirmaram que a generalização dos baixos salários empurra muitos trabalhadores a complementar os seus rendimentos com outros trabalhos, entre outros, nos sectores da agricultura ou do turismo”. Nos contactos com os trabalhadores ficou “clara a necessidade de aumentar os salários e as pensões, de controlar os preços dos bens essenciais, de proteger o direito à habitação, assim como combater a precariedade e a desregulação laboral”.

Os deputados contactaram com profissionais e utentes da saúde em Castelo Branco, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova e Vila de Rei confirmando “a necessidade de valorizar as carreiras e salários dos seus profissionais e investir no SNS para continuar a responder às necessidades das populações”.

De acordo com os deputados do PCP, as visitas demonstraram que Castelo Branco é um distrito com “imensas potencialidades de desenvolvimento que poderia contrariar estas condições que estão longe de ser inevitáveis”. Desde logo, promovendo a produção nacional, valorizando a pequena agricultura e os rendimentos dos produtores; apostando na transformação das matérias-primas exploradas na região, contribuindo para o seu desenvolvimento; revertendo políticas de desmantelamento dos serviços públicos, reforçando-os.