Contagem decrescente: país vai a votos para eleger o novo Presidente da República

Contagem decrescente país vai a votos para eleger o novo Presidente da República

O país entra na reta final da campanha para as Presidenciais. No domingo, 18 de janeiro, os eleitores são chamados às urnas para escolher o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa.

A poucas horas da votação, o cenário político está em ebulição. Com um recorde de 11 candidatos no boletim de voto, a sua cruz irá decidir quem irá ocupar o lugar de Presidente da Republica nos próximos 5 anos.

A partir das 8h, as urnas estarão prontas para receber as pessoas para votar. Para exercer este direito, basta levar o Cartão de Cidadão ou um documento de identificação com fotografia. As urnas encerram às 19h, em Portugal Continental e na Madeira, e uma hora mais tarde nos Açores.

No boletim de voto, o eleitor irá encontrar uma lista extensa. Embora alguns nomes tenham caído por razões legais, ainda que apareçam na folha, a ordem definitiva dos candidatos admitidos que surgem no boletim coloca André Pestana na primeira linha, seguido de Jorge Pinto e Manuel João Vieira. A lista continua com Catarina Martins, João Cotrim de Figueiredo, Humberto Correia e António José Seguro. Nas últimas posições do boletim figuram Luís Marques Mendes, André Ventura, António Filipe e, a encerrar a lista, Henrique Gouveia e Melo.

A grande expectativa da noite de domingo recai sobre a possibilidade de uma segunda volta. Se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos válidos, os dois mais votados voltam a defrontar-se duas semanas depois.

Contagem decrescente país vai a votos para eleger o novo Presidente da República