Concurso de Leitura elegeu os vencedores ao nível concelhio

Concurso de Leitura elegeu os vencedores ao nível concelhio

A Biblioteca Municipal António Salvado, em Castelo Branco, foi palco de mais uma edição do Concurso de Leitura, este ano numa iniciativa conjunta da Rede Concelhia de Bibliotecas de Castelo Branco, com o apoio da Câmara Municipal e da Rede de Bibliotecas Escolares, visando promover e estimular o hábito e o prazer de ler junto dos alunos do concelho de Castelo Branco.

A autarquia albicastrense explica que a primeira fase, a nível escolar, foi desenvolvida pelas várias bibliotecas escolares do concelho e apurou os finalistas dos quatro ciclos de ensino (1º, 2º, 3º e secundário) para a final concelhia, dividida em categorias de acordo com os diferentes níveis de ensino.

No ano em que se assinala os 50 anos do 25 de Abril, as obras de referência deste concurso destacaram autores portugueses, como Manuel António Pina, Margarida Fonseca Santos, José Fanha, em obras relacionadas com a revolução dos cravos.

Os jovens foram desafiados a demonstrar as suas competências literárias em dois momentos, uma prova escrita com questões sobre as obras, que selecionou seis alunos por cada ciclo de ensino para realizarem uma prova oral de leitura de excertos previamente selecionados. Ao júri desta última prova coube a tarefa de avaliar a leitura expressiva que distinguiu o top 3.

Ao pódio subiram os alunos:

1º ciclo: 1º lugar – Pedro Almeida (EB Afonso de Paiva); 2º lugar – Jorge Godinho (EB de Alcains); 3º lugar – Santiago Costa (EB Afonso de Paiva).

2º ciclo: 1º lugar – Vitória Martins (EB Cidade de Castelo Branco); 2º lugar – Afonso Sezinando (EB Afonso de Paiva); 3º lugar – Leonardo Barata (EBS de Alcains).

3º ciclo: 1º lugar – Matilde Esteves (EB Cidade de Castelo Branco); 2º lugar – Ana Beatriz Pinto (EB Cidade de Castelo Branco); 3º lugar – Guilherme Sequeira (EB Afonso de Paiva).

Ensino Secundário: 1º lugar – Miguel Azeiteiro (ES Amato Lusitano); 2º lugar – Guilherme de La Peña (ES Nuno Álvares); 3º lugar – Maria Inês Brito (ES Nuno Álvares).