A Concelhia do PS de Castelo Branco realça os bons resultados financeiros obtidos pelo Município, referindo que “permitem figurar no topo do ranking global dos municípios de média dimensão”.
Os números que os socialistas destacam são os que estão no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2022, onde, dizem, “Castelo Branco alcança o 8º lugar nacional, com 1.437 pontos”. Já no que respeita ao ranking dos municípios do distrito de Castelo Branco, independentemente da sua dimensão, “Castelo Branco ocupa o 1º lugar, seguido de Vila Velha de Ródão, Penamacor, Sertã e Covilhã”.
Duas posições que colocam Castelo Branco numa “posição honrosa” e que, para o PS, “revela inequivocamente, a gestão rigorosa dos dinheiros públicos praticada no município e é elucidativa da sua eficácia e eficiência financeira”.
Os socialistas afirmam que estes resultados revestem-se de uma importância acrescida, tendo em conta um conjunto de medidas desenvolvidas no último ano, como, a devolução de 2,5% do IRS municipal; o pagamento das refeições dos alunos do ensino pré-escolar e dos 1º e 2º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico; entre outros.
No comunicado, o PS destaca o aumento, em 2022, das disponibilidades financeiras reais do município. Neste capítulo, de entre os municípios com maior disponibilidade real em 2022, “Castelo Branco ocupa o 12º lugar, com um valor financeiro disponível superior a 46 milhões de euros, o que representa um aumento de quase um milhão e meio de euros relativamente ao ano de 2021 e de mais de 6.6 milhões de euros relativamente ao ano de 2020”.
Ao nível da avaliação dos municípios com Menor peso de pagamentos da despesa com pessoal na despesa total em 2022, “Castelo Branco ocupa o 16º lugar com 23.8%, menos 0.5% relativamente ao ano de 2021 e menos 0.6% relativamente ao ano de 2020”. E destaque ainda para o “34º lugar de Castelo Branco no que toca ao município que mais paga em Transferências correntes, de capital e subsídios”, com um apoio que supera os 8,5 milhões de euros. E, por último, quanto aos municípios com “Maior volume de despesa paga em aquisição de bens de capital e transferências de capital, Castelo Branco ocupa o 29º lugar com um valor de cerca de 11.8 milhões de euros”.
Face a estes dados, a Concelhia do PS de Castelo Branco evidencia, por um lado, a “gestão criteriosa de dinheiro público” e por outro “não abalam os compromissos firmados pelo Partido com os albicastrenses, que sempre nos pautámos e pautaremos por cumprir”.