Colóquio promove debate sobre plurilinguismo e Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua

Colóquio promove debate sobre plurilinguismo e Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua

A Escola Superior de Educação, de Castelo Branco, foi palco da 4ª edição do Colóquio Internacional Working CLIL 2025. A iniciativa reuniu mais de uma centena de participantes oriundos de Portugal, Espanha, Estados Unidos da América e Turquia, com foco no tema do plurilinguismo e da aprendizagem integrada de línguas e conteúdos (CLIL).

O Politécnico de Castelo Branco conta que foi um dia e meio de trabalho intenso, marcado por apresentações, mesas redondas e workshops dirigidos a professores e investigadores.

Durante os trabalhos, foram debatidos problemas reais enfrentados pelas escolas no contexto do ensino bilingue e do ensino de línguas através de conteúdos, bem como os novos contextos plurilingues que afetam as escolas portuguesas, reforçando a importância da formação contínua de professores e da investigação aplicada em contextos educativos plurilingues, sempre em articulação de todos os níveis de ensino.

Organizado localmente pela Escola Superior de Educação, pelo Agrupamento de Escolas Nuno Álvares e pelo Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto, sob a égide do Centre for English, Translation, and Anglo-Portuguese Studies, o colóquio proporcionou um espaço de partilha entusiasmante de experiências, aprendizagem e colaboração.

A 4ª edição do Working CLIL 2025, consolidou-se como uma plataforma internacional para a reflexão crítica e o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas em contextos cada vez mais diversos e multiculturais.