O Município de Castelo Branco acolheu um conjunto de entidades para a primeira reunião para a criação de um Centro de Ciência Viva, a ser instalado no Vale da Europa, em Castelo Branco, com a temática “One Health” (“Uma Saúde”).
No final do encontro Eduardo Pereira, consultor científico, explicou aos jornalistas que este é um projeto importante para a região e que coloca Castelo Branco no centro da mudança do pensamento na saúde.
O objetivo passa por “melhorar a saúde da população” e, para tal, o profissional de saúde disse que este centro vai desenvolver as três áreas fundamentais: humana, animal e ambiental
Eduardo Pereira, consultor científico do projeto Centro de Ciência Viva em Castelo Branco, acrescentou que o centro pretende unir e tornar multidisciplinar a abordagem da saúde. Para tal é necessário ter diversos parceiros, nas mais diversas áreas: económico-financeiras, académicas, ambientais, culturais, etc.
Foi nesse sentido que se realizou esta primeira reunião do projeto para que fossem abordados possíveis parceiros a integrar o Centro de Ciência Viva “One Health”.
Já sobre a concretização, Eduardo Pereira explicou que o projeto é dinamizado pelo Município de Castelo Branco e que será um processo prolongado, não avançando quaisquer previsões.
Ricardo Pires Coelho