Castelo Branco e Guarda vão ser campo do Torneio Lopes da Silva

Castelo Branco e Guarda vão ser campo do Torneio Lopes da Silva

Os distrito de Castelo Branco e Guarda vão receber a emblemática competição de futebol de formação português o Torneio Lopes da Silva, a decorrer entre 17 e 24 de junho. A prova irá contar com cerca de 440 jogadores de sub-14 das 22 associações do país, que vão disputar entre si 66 jogos em sete estádios dos dois distritos.

A apresentação da 27ª edição decorreu no Salão Nobre da Câmara da Guarda, contando com a presença do presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes; do presidente da Associação de Futebol de Castelo Branco, Manuel Candeias; do presidente da Associação de Futebol da Guarda, Amadeu Poço; entre outros.

A associação distrital de Castelo Branco refere que Fernando Gomes afirmou que a realização desta competição no interior do país segue uma estratégia de descentralização, afirmando que “a realização de grandes eventos desportivos fora dos grandes centros urbanos é hoje uma realidade concreta da vida da FPF e a nossa contribuição para um desenvolvimento desportivo e económico mais simétrico e mais justo”.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol realçou, igualmente, a importância do Torneio Lopes da Silva para os jovens jogadores que irão estar a competir.

Já o presidente Associação de Futebol de Castelo Branco, agradeceu o apoio e a confiança depositada pela Federação nestas duas associações e que a realização desta competição “tem um impacto enorme nesta fração do país. E tem não só no prestígio e divulgação da modalidade, como para o tecido empresarial e turístico do país”.

Manuel Candeias deseja que a Federação Portuguesa de Futebol “continue a confiar” e a acreditar neste caminho de descentralização, que é o indicado para atingir o objetivo.

Também Amadeu Poço, presidente da Associação de Futebol da Guarda, agradeceu a confiança à Federação Portuguesa de Futebol “por nos proporcionar a possibilidade de, conjuntamente com Castelo Branco, organizar o Torneio Lopes da Silva” e que é “uma honra para nós, um distrito do interior, com algumas dificuldades socioeconómicas, conseguir receber este evento”, esperando que esta não seja a única vez que o distrito consiga receber um torneio desta importância, e que todos os distritos do país têm o mesmo direito em receber esta prova nas suas cidades.