Todos os caminhos vão dar às “Artes & Ofícios ao Centro”, no Campo Mártires da Pátria, em Castelo Branco, todos os sábados, até ao final do ano. Com início para este sábado, cinco dias, cinco oficinas, várias artes e artesãos de renome marcam presença nesta atividade.
Esta iniciativa, integrada no projeto “Cidades Criativas UNESCO Centro de Portugal” cofinanciado pelo PT2030/Centro2030, o qual inclui os municípios de Caldas da Rainha, Castelo Branco, Covilhã, Idanha-a-Nova, Leiria e Óbidos e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, surge com o objetivo de proporcionar à população o contacto direto com artesãos e permitir que novas pessoas se interessem por algum destes ofícios. Todas as oficinas terão uma componente prática, precisamente para que cada participante possa levar para casa o resultado do seu trabalho.
Em nota é revelado que o Desenho, a Marcenaria, a Cerâmica, a Doçaria e a Azulejaria são as oficinas que vão poder ser encontradas nesta iniciativa, que serão marcados sobretudo pela experiência, criatividade, técnica e muitos e bons momentos de partilha.
O dia de abertura, 30 de novembro, arranca com a Oficina de Urban Sketching – Ver o mundo (um desenho de cada vez), dinamizada pelo professor e artística gráfico Carlos Matos que, juntamente com outros ilustradores e principiantes, irão juntar-se a partir das 9h15, no Parque Barrocal, para fazerem desenhos e ilustrações sob o que estiverem a observar. Esta oficina irá culminar com a chegada do Comboio Vintage do Tejo, com janelas panorâmicas, que irá partir de Lisboa Santa Apolónia e chegar a Castelo Branco, por volta das 11h30. O objetivo será os participantes desenharem a chegada deste comboio em tempo real e de forma detalhada, eternizando assim um momento único através da arte.
Todas as oficinas são gratuitas, mas os lugares são limitados, devendo por isso ser feita uma inscrição prévia através do site (www.visitecastelobranco.pt), onde também é possível consultar toda a programação.