O Município de Castelo Branco dá um passo importante no que diz respeito ao fortalecimento social e comunitário com a aprovação do programa CLDS 5G, financiado pelo programa PESSOAS 2030, que será operacionalizado até 31 de agosto de 2028, com um montante aprovado de 784.000€.
A novidade é avançada pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, que irá executar este projeto alinhado com as diretrizes nacionais de promoção da coesão social. O CLDS 5G será implementado com o objetivo de reforçar o apoio às populações em situação mais vulnerável, dinamizar a inclusão social e fomentar o desenvolvimento local sustentável, dando continuidade ao trabalho desenvolvido nas gerações anteriores.
Para a associação albicastrense, constitui-se como um instrumento de combate à exclusão social fortemente marcado por uma intervenção de proximidade junto das 19 freguesias e uniões de freguesias que compõem o Município. O projeto tem planeado 30 ações/atividades que incidem em 4 eixos, sendo eles, Emprego, formação e qualificação; Combate à pobreza e à exclusão social das crianças e dos jovens, promotor de uma efetiva garantia para a infância; Promoção da autonomia, envelhecimento ativo e longevidade; e Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção em contextos de emergência social e de cenários de exceção.
O projeto será coordenado pela Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, em articulação com a Câmara de Castelo Branco e diversas instituições parceiras, unindo esforços para maximizar o impacto positivo na comunidade.