O Município de Castelo Branco associar-se, uma vez mais, à iniciativa A Terra Treme, exercício público de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, na 3ªfeira, 14 de novembro, às 11h14.
Esta ação é promovida, anualmente, pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas. Este ano vai realizar-se a 11ª edição.
Em nota é explicado que A Terra Trema visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando os cidadãos para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-os a envolverem-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes a catástrofes.
De recordar que este exercício compreende a prática de 3 gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo. A ação terá apenas a duração de 1 minuto, durante o qual os participantes, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os 3 gestos que salvam: Baixar, Proteger e Aguardar.
Além das escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido expressiva, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil diz tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e o conhecimento sobre o que fazer antes, durante e depois de um sismo a outros setores da sociedade civil, de modo a alcançar-se uma maior resiliência, individual e coletiva, entre a população.
Para participar, basta fazer registo na internet (www.aterratreme.pt/inscreva-se/) e seguir os passos.
O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil convida, assim, os cidadãos e instituições a participar.