Nos dias 1, 8, 15 e 22 de julho, o Campo Arqueológico de Proença-a-Nova está aberto à atividade “Ser arqueólogo por um dia”, em que qualquer pessoa pode participar nas escavações acompanhando um dia de campo dos investigadores.
A iniciativa acontece aos sábados das 7h30 e 13h e está limitada a 6 participantes por cada dia, bastando fazer a inscrição gratuita no Posto de Turismo até à 6ª feira que antecede a atividade, conta a autarquia proencense. Os participantes deverão trazer luvas reforçadas, roupa e calçado prático, máscara e água.
O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova iniciou os trabalhos esta 2ªfeira, 26 de junho, na Bateria das Baterias, em Catraia Cimeira. A partir de 10 de julho até dia 23 as investigações prosseguem na Anta da Moita da Galinha, em Moitas. Além dos campos arqueológicos, esta iniciativa tem previstas outras atividades lúdico-didáticas, como conferências, debates e visitas de estudo.
O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova vai na sua 12ª edição e é um modelo misto de campo de trabalho, investigação e aprendizagem para alunos, preferencialmente dos ramos da arqueologia, da história e das arqueociências. O intuito destes campos é estudar, preservar e divulgar os sítios arqueológicos do concelho dando a conhecer um património que ainda é desconhecido de muitos e conta com o apoio de diversas entidades nomeadamente o Município de Proença-a-Nova, a Associação de Estudos Alto do Tejo, o Seminário do Preciosíssimo Sangue, a União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, a Junta de Freguesia de Montes da Senhora e a Emerita.