O Orçamento Participativo de Idanha-a-Nova para 2023 já arrancou, com um valor global de 170 mil euros, que representa um acréscimo de mais de 30% face à edição anterior.
Trata-se de um instrumento de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária, que assenta na consulta direta aos cidadãos, dando-lhes a oportunidade de proporem e elegerem projetos de interesse para o concelho de Idanha-a-Nova.
A grande novidade deste ano é o aumento do valor máximo de cada proposta. É de 10 mil euros para projetos localizados em Freguesias do concelho e de 20 mil euros para projetos a realizar em Uniões de Freguesia.
Armindo Jacinto, presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, explica que “a primeira edição do Orçamento Participativo deu provas que mobiliza as pessoas, que apresentaram projetos úteis e criativos. Esta segunda edição é uma nova oportunidade para os cidadãos apresentarem e votarem projetos em diversas áreas de atuação municipal”.
A fase de apresentação de propostas decorre até 21 de maio. Podem apresentar propostas todos os cidadãos com idade igual ou superior a 18 anos, que sejam residentes, estudantes ou trabalhadores no concelho de Idanha-a-Nova.
As propostas podem ser submetidas na plataforma Idanha Participa (https://participa.idanha.pt/) ou, presencialmente, em Assembleias Participativas a realizar em vários locais do concelho.
As propostas podem integrar-se numa das seguintes áreas: «Ação Social e Habitação»; «Cultura»; «Educação e Juventude»; «Desporto»; «Espaço Público e Espaço Verde»; «Infraestruturas Viárias, Trânsito e Mobilidade»; «Modernização Administrativa»; «Proteção Ambiental e Energia»; «Urbanismo, Reabilitação e Requalificação Urbana»; «Saneamento e Higiene Urbana»; «Segurança e Proteção Civil»; «Turismo, Comércio e Promoção Económica».
Posteriormente, as propostas mais votadas (o período de votação está previsto para 23 de setembro a 22 de outubro de 2023) serão inscritas no Orçamento Municipal de 2024, tendo em vista a sua implementação.
A autarquia recorda que já estão na fase de elaboração do projeto as propostas vencedoras da edição de 2022, para serem executadas este ano.