Câmara de Castelo Branco apoia construção de Lar em Escalos de Cima

Câmara de Castelo Branco apoia construção de Lar em Escalos de Cima

A Câmara de Castelo Branco assinou um Protocolo de Colaboração com o Centro de Dia de São Pedro, de Escalos de Cima, com vista ao apoio na execução da empreitada de construção da nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas daquela freguesia.

O referido Protocolo, que estabeleceu um valor superior a 2 milhões de euros, tinha sido aprovado na Reunião do Órgão Executivo realizada a 9 de outubro de 2025.

Com esta decisão, a autarquia albicastrense diz que “reafirma o seu compromisso com a criação de infraestruturas sociais adequadas às necessidades atuais e futuras da comunidade”. Além disso, o novo equipamento vai dinamizar a economia local, gerando 40 postos de trabalho.

O Centro de Dia de São Pedro já dispunha de um projeto técnico elaborado e de um financiamento assegurado de 2.5 milhões de euros, através do Plano de Recuperação e Resiliência para a construção da nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas.

Contudo, para garantir a concretização integral da empreitada, cujas obras já estão a decorrer, a autarquia explica que foi necessário a obtenção de financiamento externo complementar, para fazer face ao montante não comparticipado por Fundos Europeus ou outros instrumentos.

Neste contexto, o Município de Castelo Branco decidiu apoiar “a relevante obra”, garantindo o restante financiamento da empreitada, até ao montante máximo de 2.044.960€ a executar nos anos de 2026 e 2027, de acordo com o avanço físico da obra.

Para a autarquia albicastrense, este investimento representa “um contributo significativo para o reforço da resposta social no concelho, promovendo melhores condições de acolhimento, cuidado e qualidade de vida para a população sénior, ao mesmo tempo que valoriza o papel das instituições locais enquanto parceiros fundamentais do desenvolvimento social e territorial”.

A nova Estrutura Residencial para Pessoas Idosas contempla 2.850m2 de área de construção, com instalações de fácil acessibilidade e um elevado padrão de sustentabilidade, destacando-se o pavimento radiante hidráulico para conforto térmico, sistema solar fotovoltaico para produzir energia elétrica e bombas de calor de alta eficiência. Terá capacidade para 60 residentes, disponibilizando serviços de Centro de Dia a 45 utentes e, ainda, apoio domiciliário.