Bombeiros em competição em campeonatos nacionais

Bombeiros em competição em campeonatos nacionais

Este é parte de uma das provas do VIII Campeonato Nacional de Trauma, que decorreu em Vila Velha de Ródão, com equipas de bombeiros de vários pontos do país. Em simultâneo decorreu o X Campeonato Nacional de Desencarceramento.

Os eventos foram promovidos pela Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento e pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão.

Na disciplina de Desencarceramento, a equipa terá dois cenários, um em que se regista uma vítima não crítica e uma outra em que há uma vítima crítica e outra não crítica. A prova tem que ser realizada em 30min. Já na disciplina de trauma a prova tem a duração de 10min para ser resolvida e são várias as situações, como explicou Luís Figueiredo, presidente da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento.

O objetivo deste campeonato é utilizar o efeito de competição, reforçando assim o treino dos bombeiros.

Sobre os campeonatos decorrerem em Vila Velha de Ródão, Luís Figueiredo, presidente da Associação Nacional de Salvamento e Desencarceramento, explicou que há muitos anos que a equipa local participa e que foi desafiada a receber a prova. O intuito é também mostrar que são capazes de o fazer e que, tal como outras corporações do interior, “dão muito ao socorro nacional”.

É nesse sentido que a prova chega a Vila Velha de Ródão, uma vez que a equipa local marcou presença em três campeonatos, disse o responsável pelos Bombeiros Voluntários, que aceitou o desafio.

O comandante António Filipe Gonçalves realçou o trabalho exigente dos bombeiros para que possam dar respostas aos mais diversos cenários

António Filipe Gonçalves, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão, sobre o trabalho desenvolvido na temática que envolve o Campeonato Nacional de Trauma e também de Desencarceramento. Os vencedores foram o Regime de Sapadores Bombeiros de Lisboa (em Desencarceramento) e os Bombeiros Voluntários da Praia da Vitória (Trauma). Este ano, a fase mundial irá acontecer em Lanzarote, Espanha, em outubro.

Ricardo Pires Coelho