Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova assinalou 28º aniversário

Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova assinalou 28º aniversário

A Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova assinalou o seu 28º aniversário com a apresentação do livro da quarta edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca. No final da sessão, cantaram-se os parabéns à Biblioteca cujo trabalho é complementado pela Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante e pelos polos em Sobreira Formosa, Montes da Senhora, Atalaias e São Pedro do Esteval, este último temporariamente encerrado em virtude da transferência para a ampliação que está a ser realizada no edifício da Junta de Freguesia, conta a autarquia local.

Na ocasião, o presidente da Câmara disse que “não são os edifícios que fazem uma biblioteca viva, é quem trabalha neles e quem pugna por atrair para a leitura. Hoje falou-se e bem do tanto que a leitura é importante porque de facto é fator de evolução das sociedades e da tal tolerância que vai faltando à sociedade de vez em quando”. João Lobo recuperou o património das bibliotecas itinerantes da Gulbenkian que, antes da inauguração da Biblioteca Municipal, colmatavam a ausência deste tipo de equipamentos municipais, de que a Bibliomóvel é herdeira.

Para assinalar o 28º aniversário, foram realizadas três sessões culturais em Atalaias, Sobreira Formosa e Montes da Senhora, que envolveram quase 50 pessoas.