A Associação de Ciclismo da Beira Interior, com o apoio dos Municípios de Vila Velha de Ródão e da Sertã, volta a organizar duas etapas da Taça de Portugal de Esperanças, um campeonato da responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo, a decorrer nos dias 24 e 25 de fevereiro.
Estes eventos são destinados a atletas sub-23 e também atletas sub-19 (juniores) da Zona B, duas categorias de formação muito importantes para a estratégia de desenvolvimento do ciclismo em Portugal e para o surgimento de novos valores, permitindo anualmente destacar os melhores corredores de cada categoria, vindo alguns deles a integrar equipas profissionais, explica o clube.
Por outro lado, a realização de eventos em regiões de baixa densidade, como é o caso da Beira Interior, leva até outras zonas do país a festa do ciclismo, com o potencial de impacto económico e social que estes eventos têm, fazendo com que a festa do ciclismo cruze vilas e aldeias que de outra forma nunca iriam receber a caravana, realça a Associação de Ciclismo da Beira Interior.
Para a edição de 2024, em termos desportivos haverá um pelotão com cerca de 100 atletas de formações nacionais, mas também formações espanholas, conferindo maior competitividade nos dois eventos, com percursos exigentes e desafiantes, quer em termos físicos, quer em termos técnicos, com quilometragens aproximadas de 88.1kms e desnível positivo de 1.710m na 1ª etapa, e de 101.5kms com 1.960m de desnível positivo na 2ª etapa.
Além disso, o clube revela que foi colocado algum cuidado na seleção de estradas com boa qualidade e que percorram o máximo de freguesias dos dois concelhos visados, Vila Velha de Ródão e Sertã, levando os atletas e a caravana pelas belas paisagens da Beira Interior.
As provas irão animar as duas sedes de concelho, com partidas marcadas para as 12h junto ao Estádio Municipal de Vila Velha de Ródão, e para as 11h na Alameda da Carvalha, na Sertã. As chegadas estão previstas para as 14h30 e 13h30, respetivamente.