A Câmara de Castelo Branco criou uma plataforma informática e uma aplicação móvel para facilitar as candidaturas ao apoio familiar.
Esta novidade surge na sequência de algumas dificuldades sentidas quer por parte da autarquia quer pelos encarregados de educação durante o ano letivo passado na submissão das candidaturas. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, estes apoios estão relacionados com o pagamento das refeições das crianças do pré-escolar e aos alunos do 1º e 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho e na devolução de 150€ para as crianças que frequentam as Creches e que não estão a ser beneficiadas pelos apoios do Governo.
Em conferência de imprensa, Leopoldo Rodrigues reconheceu esses problemas e que, mesmo ao longo do ano, a autarquia foi resolvendo as questões.
O presidente da Câmara de Castelo Branco revelou que, no total, no ano letivo de 2022/23, o valor foi de quase 400 mil euros e que já foram pagos cerca de 340 mil euros. Leopoldo Rodrigues referiu que esta medida é para todos, não excluindo ninguém.
O presidente da Câmara de Castelo Branco acrescentou ainda que nos próximos dias está previsto o pagamento total doa apoios em falta, ficando assim concluído todo o processo relacionado com o ano letivo de 2022/23.
Para este ano, além desta plataforma e da aplicação móvel, Leopoldo Rodrigues anunciou também que o pagamento das refeições será alargado aos alunos do 3º ano.
Ricardo Pires Coelho