Início Site Página 66

Atletas do Albi Sport Clube conquistam títulos no Regional Sub-12

Atletas do Albi Sport Clube conquistam títulos no Regional Sub-12

Atletas do Albi Sport Clube conquistam títulos no Campeonato Regional Individual Sub-12, que decorreu no Clube de Ténis de Idanha-a-Nova, competição organizada pela Associação de Ténis de Castelo Branco.

O clube de Castelo Branco dá conta que, em singulares femininos, Maria Silvestre sagrou-se Campeã Regional Sub-12, enquanto Joana Vaz alcançou o título de vice-campeã Regional, “confirmando o excelente desempenho das atletas albicastrenses”. Nesta mesma variante, Maria Rodrigues, atleta da casa, destacou-se ao atingir as meias-finais.

O campeonato ficou igualmente marcado pela estreia, em Campeonatos Regionais, dos atletas Sub-12 de primeiro ano Maria Rodrigues e Tomás Anes, “que demonstraram grande potencial e uma evolução competitiva bastante positiva”. De salientar que Joana Vaz e João Ribeiro, apesar de serem atletas do escalão Sub-10, participaram no Campeonato Regional Sub-12, “evidenciando coragem competitiva e um desempenho muito promissor”, frisa o Albi Sport Clube.

Na competição de pares mistos, Maria Silvestre voltou a evidenciar-se ao conquistar novamente o título regional, somando assim duas vitórias na competição. Joana Vaz voltou também a subir ao pódio, alcançando o lugar de vice-campeã Regional. A dupla composta por Maria Rodrigues e João Ribeiro garantiu presença nas meias-finais, “reforçando o bom desempenho coletivo do clube”.

No setor masculino, João Ribeiro e Tomás Anes representaram o clube nas provas de singulares e pares, “demonstrando empenho, competitividade e evolução ao longo do campeonato”.

O Albi Sport Clube destaca que o sucesso alcançado nesta competição reflete também o empenho e a dedicação da equipa técnica, “cujo trabalho diário tem sido fundamental na formação desportiva e pessoal destes jovens atletas”.

Município de Ródão entregou dispositivos de teleassistência a cidadãos vulneráveis no âmbito do Programa eGuard

Município de Ródão entregou dispositivos de teleassistência a cidadãos vulneráveis no âmbito do Programa eGuard

Três munícipes em situação de risco, vulnerabilidade, isolamento ou sem retaguarda familiar receberam dispositivos do Programa eGuard – Teleassistência a Pessoas Vulneráveis, em Alfrívida, na freguesia de Perais, no concelho de Vila Velha de Ródão.

Através desta iniciativa, que resulta duma parceria entre o Município, a GNR, a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e a Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento, os beneficiários passam a contar com um sistema de monitorização permanente assegurado pela GNR, reforçando a sua segurança e promovendo uma resposta mais rápida em situações de emergência.

A autarquia rodanense refere que o projeto E-Guard tem como destinatários as pessoas que se encontram em risco ou vulnerabilidade devido a situações de dependência não aditiva, incapacidade, solidão ou isolamento. Os seus principais objetivos são garantir a manutenção da pessoa no seu meio ambiente e retardar a necessidade de recurso à institucionalização de pessoas em situação de dependência, proporcionando uma resposta imediata em situação de emergência e garantindo o apoio a esta população no âmbito da prevenção e promoção da qualidade de vida.

Club União Idanhense em Famalicão em Seminário internacional de Kyoo Soku/Ju-Jitsu

Club União Idanhense em Famalicão em Seminário internacional de Kyoo Soku Ju-Jitsu

Atletas do Club União Idanhense estiveram em Delães, em Famalicão, onde participaram no Seminário internacional de Kyoo Soku/Ju-Jitsu.

Neste evento estiveram presentes cerca de 400 atletas e Mestres de várias modalidades marciais de vários países. Os atletas da formação de Idanha-a-Nova tiveram contacto com todos os mestres das variadas artes marciais onde puderam adquirir mais conhecimentos e técnicas.

Para o Club União Idanhense, “foi um dia muito agradável para todos nós”, acrescentando que “no mundo marcial, Idanha-a-Nova é conhecida em muitos países do mundo e muitos destes mestres marciais já estiveram várias vezes em  eventos em Idanha-a-Nova”.

Campanha “Adote uma Árvore” superou expectativas

Campanha “Adote uma Árvore” superou expectativas

A 2ª ação de replantação da campanha “Adote uma Árvore – Replantar Castelo Branco” realizou-se no Parque da Cidade e na Zona de Lazer, registando, uma vez mais, uma forte adesão por parte da comunidade.

Uma semana após o arranque da iniciativa, no Parque Urbano da Cruz do Montalvão, esta 2ª ação revelou-se “um verdadeiro sucesso, superando as expectativas”. A Câmara de Castelo Branco adianta que, ao todo, houve 173 inscritos, unidos pelo objetivo comum de tornar o concelho mais verde, resiliente e sustentável.

Inicialmente, a autarquia diz que previa a plantação de 300 árvores nas duas ações. No entanto, esse número foi ultrapassado, atingindo um total de 338 árvores plantadas: 165 no Parque Urbano da Cruz do Montalvão, 89 no Parque da Cidade e 84 na Zona de Lazer.

Segundo Sónia Mexia, vice-presidente, “esta forte adesão por parte da população motiva-nos para dar continuidade a esta campanha e já estamos a equacionar realizar novas ações noutras zonas, bem como estender a campanha e implementá-la nos próximos anos”.

Além do seu impacto ambiental, a iniciativa destacou-se também pelo forte espírito de comunidade, envolvendo diferentes gerações e contando com a participação de pessoas individuais, coletivas, famílias, empresas e instituições.

Um dos pontos altos desta ação foi a plantação de árvores de fruto – como macieiras, diospireiros e figueiras – no Parque da Cidade. Esta foi uma das propostas mais sugeridas pela população e irá permitir que, no futuro, os adotantes possam usufruir dos frutos das árvores que plantaram.

Nas ações de plantação, cada participante teve a oportunidade de adotar e plantar uma árvore, identificando-a com o nome escolhido, contribuindo de forma direta para a recuperação e valorização do património arbóreo do concelho.

Além destas duas atividades abertas à população, a campanha prevê também outras iniciativas de envolvimento da comunidade: uma ação nos Campos Sintéticos, direcionada para os desportistas; uma ação na Zona Industrial, direcionada para os empresários; e plantação de uma árvore nas escolas, para que os alunos possam cuidar dela, firmando o compromisso com a educação ambiental.

Para a autarquia albicastrense, a campanha “Adote uma Árvore – Replantar Castelo Branco” afirma-se, assim, como uma iniciativa de referência a nível nacional, na promoção da sustentabilidade ambiental e do envolvimento cívico.

Oleiros acolheu 17º Congresso Nacional da Associação Portuguesa dos Comerciantes de Venda ao Domicílio

Oleiros acolheu 17º Congresso Nacional da Associação Portuguesa dos Comerciantes de Venda ao Domicílio

A Associação Portuguesa dos Comerciantes de Venda ao Domicílio realizou o seu 17º Congresso Nacional em Oleiros, no Multiusos das Devesas Altas.

Ao longo do dia, a autarquia oleirense conta que o espaço foi visitado por centenas de pessoas, entre associados, parceiros e profissionais da área. A atividade destes comerciantes continua a desempenhar um papel social e económico relevante, baseando-se na proximidade e na venda direta ao domicílio de uma vasta gama de artigos para o lar, com especial destaque para o mobiliário, os têxteis e os eletrodomésticos.

Miguel Marques, presidente da Câmara Municipal, sublinhou que esta “é já a 4ª edição do Congresso que se realiza em Oleiros”, afirmando ser, por isso, com muito gosto que o município volta a acolher este encontro nacional.

Dia Nacional dos Centros Históricos celebrado em Castelo Branco com distinção e reflexão estratégica

Dia Nacional dos Centros Históricos celebrado em Castelo Branco com distinção e reflexão estratégica
Fotografia: Ricardo Pires Coelho.

Castelo Branco assinalou o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, com um conjunto de iniciativas que destacaram a importância da preservação, valorização e dinamização destes espaços identitários.

No âmbito das comemorações, a cidade acolheu a Cerimónia de Entrega do Prémio Nacional “Memória e Identidade”, que distinguiu o Padre Joaquim Ganhão, diretor do Museu Diocesano de Santarém; e Leonel Fadigas, arquiteto paisagista e urbanista, em reconhecimento pelos seus relevantes contributos na salvaguarda e valorização do património cultural.

Na sessão, o presidente da Câmara de Castelo Branco sublinhou os desafios que o Centro Histórico da cidade enfrenta, nomeadamente a perda de moradores ao longo do tempo e o consequente abandono de parte do edificado. Neste contexto, Leopoldo Rodrigues destacou a necessidade de encarar este espaço não só como património cultural, mas também como território habitacional e motor de desenvolvimento futuro.

O presidente da Câmara de Castelo Branco destacou alguns projetos em curso e previstos para a Zona Histórica, como a reabilitação da Igreja de Santa Maria do Castelo, para albergar o Centro de Interpretação Templário; a construção da Escola de Chefs – Centro de Estudos Gastronómicos; a instalação do Museu Académico; e a requalificação do palacete José Almeida Garret, destinado a acolher o Tribunal Administrativo do Centro. Sem esquecer também dos espaços já existentes que contribuem para dinamizar o centro histórico.

Leopoldo Rodrigues frisou que “o nosso objetivo é que o Centro Histórico volte a ter pessoas, atividade comercial, mais presença do artesanato, mais vida e mais dinâmica”.

Presente na cerimónia esteve o secretário de Estado da Cultura que destacou que os Centros Históricos representam “algo mais tangível, com presença física, sendo ponto de encontro entre quem vive, sonha e trabalha”.

Alberto Santos acrescentou que é importante consolidar a consciência coletiva de que estes espaços exigem preservação contínua, considerando que o prémio atribuído traduz esse esforço em reconhecimento, distinguindo percursos que contribuem para a afirmação das cidades e vilas.

Alberto Santos, secretário de Estado da Cultura, considerou que Castelo Branco foi um local particularmente adequado para esta celebração, onde “a história habita a memória coletiva, um caminho que importa valorizar e reforçar”.

A cerimónia contou também com Hugo Pereira, presidente da Direção da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e também presidente da Câmara de Lagos, que destacou a importância da revitalização das atividades económicas, da regeneração social, da habitação e da modernização do comércio, apontando o equilíbrio e a diversidade de usos como fatores essenciais para o futuro destes espaços.

Ricardo Pires Coelho

Idanha-a-Nova recebeu delegação de São Tomé e Príncipe

Idanha-a-Nova recebeu delegação de São Tomé e Príncipe

Uma delegação oficial da República Democrática de São Tomé e Príncipe esteve presente em Idanha-a-Nova, onde foi recebida pela presidente da Câmara Municipal, Elza Gonçalves, nos Paços do Concelho.

A autarquia refere que o encontro teve como objetivo central o aprofundamento das relações bilaterais, particularmente na área da educação e na integração da comunidade estudantil são-tomense no concelho.

Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de verificar as condições de acolhimento e aprendizagem dos alunos de São Tomé e Príncipe que escolheram a vila idanhense para prosseguir os seus estudos. O Município frisa que se tem afirmado como um importante destino para estudantes internacionais, contando para isso com instituições de referência como a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova e a Escola Profissional da Raia.

A presidente da Câmara Municipal classificou a reunião como “muito proveitosa”, pois teve a oportunidade de expressar a sua profunda satisfação pela escolha de Idanha-a-Nova como concelho de destino para os estudantes de São Tomé e Príncipe. Elza Gonçalves realça que “dispomos de instituições de excelência em todos os patamares de ensino e estamos empenhados em garantir que estes jovens encontram aqui qualidade educativa, mas também uma integração plena na nossa comunidade”.

A receção à comitiva são-tomense serviu ainda para estreitar laços de cooperação institucional, reforçando a estratégia de Idanha-a-Nova como um território aberto ao mundo e focado na valorização do conhecimento e da multiculturalidade.

Presentes nesta ação, estiveram também o vice-presidente da Câmara Municipal, Vítor Mascarenhas; o vereador Raul Antunes; bem como Celeste Vila Nova, da “Fundação Vida Nova”; acompanhada por Alcides Santos, mandatário do presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe.