Início Site Página 224

Pista de patinagem deu lugar a salão com maior utilidade e dinâmica no CCCCB

Pista de patinagem deu lugar a salão com maior utilidade e dinâmica no CCCCB

A pista de patinagem que estava situada no piso 0 do CCCCB – Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, sem utilização há alguns anos, foi reconvertida num salão polivalente, preparado para receber diversas iniciativas, como exposições ou conferências.

A obra foi da responsabilidade da Câmara de Castelo Branco e da autoria dos arquitetos Josep Lluis Mateo e Reis de Figueiredo, responsáveis pelo edifício do CCCCB. A intervenção pretendeu revitalizar aquele espaço, conferindo-lhe uma maior utilidade, através de uma dimensão social e lúdica, enquanto palco de diversos eventos e iniciativas culturais e sociais.

No próximo mês de dezembro, a autarquia albicastrense revela que o espaço também fará parte da programação do Natal em Castelo Branco 2025, recebendo atividades alusivas à quadra natalícia.

A ampla sala envidraçada, com dois painéis de vidro nos topos, possui aberturas de correr que permitem que o salão se transforme numa área una, sempre que for necessário que a zona expositiva interior articule com o exterior.

Do lado nascente, as antigas bancadas em madeira foram substituídas por outras em granito, dando lugar a um anfiteatro ao ar livre, que poderá acolher projeções de filmes e pequenos espetáculos.

A Câmara de Castelo Branco frisa que esta empreitada também permitiu consertar o teto, que tinha sido danificado num temporal em 2021. Aproveitou-se o teto de chapa zincada como cobertura geral e foi colocado um teto falso suplementar com os detalhes adequados por razões acústicas, estéticas e ambientais.

Arrebita Idanha Bio conquista distinção Bio Ouro

Arrebita Idanha Bio conquista distinção Bio Ouro

O Arrebita Idanha Bio, que se realizou recentemente em Penha Garcia, concelho de Idanha-a-Nova, conquistou a distinção Bio Ouro, tornando-se o único festival em Portugal a alcançar o nível máximo de certificação biológica.

A autarquia local refere que, depois de ter obtido a certificação Bio Bronze há dois anos e a Bio Prata em 2024, o festival alcança agora o patamar mais elevado, “resultado de um trabalho contínuo e exigente em torno da sustentabilidade e da valorização da produção biológica”.

O reconhecimento premiou “o esforço conjunto dos promotores, dos chefs e de toda a comunidade envolvida na organização — um exemplo notável de compromisso com a sustentabilidade, a origem e a qualidade dos produtos”.

A certificação Bio Ouro significa que mais de 90% dos ingredientes utilizados pelos chefs são de origem biológica certificada, e, em muitos casos, produzidos na própria região da Beira Baixa.

Para a autarquia de Idanha-a-Nova, esta distinção é “a confirmação de um caminho coerente e exigente: o de um festival que une gastronomia de excelência, património natural e identidade local”.

Realizado em Penha Garcia, no coração do Geopark Naturtejo, o Arrebita voltou a provar que é possível fazer um evento gastronómico de grande escala com consciência ambiental, valorizando os produtores biológicos e locais e reforçando o papel pioneiro de Idanha-a-Nova, a primeira Bio Região de Portugal.

A distinção foi atribuída pela Certiplanet (PT-BIO-04), organismo português acreditado pelo IPAC e reconhecido pela União Europeia para a certificação em modo de produção biológico. O selo Bio Ouro resulta de um processo rigoroso e independente de verificação, que confirma a autenticidade e o impacto do trabalho desenvolvido pelo festival e pelos seus parceiros.

O Arrebita Idanha Bio é uma criação da Amuse Bouche, responsável pela curadoria, conceito e direção geral do evento, em coorganização com a Câmara de Idanha-a-Nova, financiado ao abrigo das ARI – Cultura, com o apoio dos investidores Jieting Lin, Qixiang Feng e Shaotong Kou.

Novos órgãos autárquicos do Município de Vila Velha de Ródão já tomaram posse

Novos órgãos autárquicos do Município de Vila Velha de Ródão já tomaram posse

A Casa de Artes de Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão, recebeu a cerimónia de tomada de posse dos eleitos à Assembleia Municipal e à Câmara de Vila Velha de Ródão nas autárquicas de 12 de outubro. António Carmona, eleito presidente da Câmara Municipal pelo PS, assumiu o compromisso com “um mandato de continuidade, que assegure o crescimento económico, a criação de emprego, a fixação de pessoas e a coesão social”.

Depois de 16 anos na presidência da Assembleia de Municipal de Vila Velha de Ródão, a autarquia frisa que António Carmona mostrou-se satisfeito pelo “expressivo voto de confiança” que representou o resultado obtido pelo PS nas autárquicas e assegurou que o mesmo “redobra a exigência sobre nós, e nos confere uma maior responsabilidade perante todos os Rodanenses”, comprometendo-se a trabalhar com todos, independentemente da orientação política, credo ou nacionalidade.

O novo presidente da Câmara Municipal assegurou que “a democracia constrói-se com todos, os que ganham e os que perdem eleições. Os primeiros assumem os cargos com responsabilidades perante os eleitores, os segundos, fiscalizam e contribuem para o debate, fortalecendo o sistema democrático. Quando exercidos com urbanidade e espírito construtivo, ambos são essenciais para o desenvolvimento do concelho”.

Assumindo que os resultados alcançados representam uma motivação extra para o exercício do mandato, António Carmona recordou que se apresentou com uma “candidatura de continuidade” e assumiu o compromisso de “continuar o desenvolvimento das políticas integradas que sustentaram o crescimento económico, a criação de emprego, a fixação de pessoas, bem como a coesão social de todo o nosso território”.

De entre as prioridades para o quadriénio 2025/29, o autarca destacou a importância da “qualificação e o aprofundamento de uma autarquia cada vez mais moderna, capaz de exercer mais competências, com base nos quadros de excelência de que dispõe”; o reforço da presença no terreno, ao nível das freguesias e da interação com os munícipes; ou ainda a fixação de pessoas e a aposta na habitação, já que sem “que sem habitação não haverá fixação de pessoas, sem pessoas não haverá investimento e sem investimento não haverá desenvolvimento”.

O investimento na educação vai continuar a ser também uma aposta para o novo executivo, que considera que este será “aquele que trará um maior retorno para o nosso concelho, na medida em que possibilitará a formação gerações competentes e preparadas para os crescentes desafios do futuro”. Outra das prioridades será o reforço da atenção à população sénior, seja através da colaboração com a Academia Sénior, do reforço dos apoios na área social ou da colaboração com as IPSS’s que trabalham nesta área, de forma a “diminuir a pressão sobre os utentes e as suas famílias” e “promover um envelhecimento ativo e o mais saudável possível”.

Já Maria do Carmo Sequeira, antiga presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, foi a escolhida para presidir à Assembleia Municipal na primeira reunião de funcionamento deste órgão, que se seguiu à tomada de posse dos eleitos.

Além do novo presidente da Câmara Municipal, tomaram ainda posse neste momento solene os vereadores Ana Luísa Correia (PS), Vítor Carmona (PPD/PSD), Ricardo Morgado (PS) e Ana Carepo (PS), assim como dez membros da Assembleia Municipal eleitos pelo PS e quatro membros eleitos pelo PPD/PSD.

Novos órgãos autárquicos do Município de Vila Velha de Ródão já tomaram posse

Assembleia e Executivo Municipal de Proença-a-Nova tomaram posse para os próximos quatro anos

Assembleia e Executivo Municipal de Proença-a-Nova tomaram posse para os próximos quatro anos

Os deputados da Assembleia Municipal e os vereadores da Câmara de Proença-a-Nova para o exercício no mandato 2025/29 tomaram posse na sessão de instalação realizada no Auditório Municipal.

A autarquia conta que no seu discurso de tomada de posse, João Lobo, presidente reeleito, reafirmou o seu sentido de missão à causa pública “e impulsionado pelas equipas extraordinárias que temos na Assembleia Municipal, e nas Uniões e Juntas de Freguesia que me sinto com energia redobrada e uma vontade incansável de continuar a ajudar com toda a minha experiência e conhecimento, o processo contínuo de construirmos um concelho que queremos com mais educação, mais saúde, mais empresas, mais cultura, mais turismo, mais ordenamento com mais e melhor floresta, mais infraestruturas, mais mobilidade”. O autarca realçou que “este é um caminho que fazemos há 20 anos que se traduz em sucessos e insucessos, algumas cicatrizes, mas a consciência tranquila de que tudo foi feito em prol do desenvolvimento do nosso concelho”.

O novo ciclo que agora se inicia, e que será o último para João Lobo, “é com toda a firmeza e clarividência do conhecimento dos processos, estruturado num programa que se consolida na visão estratégica que temos para os próximos 4 anos, mas que tem a amplitude de mais 20, que nos motiva para continuarmos de forma serena, justa e solidária a querer fazer do Concelho de Proença-a-Nova, o sítio certo para viver, investir e fruir”.

João Paulo Catarino, reeleito como presidente da Assembleia Municipal, agradeceu ainda a todos quantos participaram nas listas e foram eleitos, não só nestas eleições, mas nos anos de democracia pós 25 de abril, e assegurou uma postura construtiva e de trabalho em equipa por parte da Assembleia Municipal à semelhança do trabalho profícuo e democrático de todos os membros dos ciclos anteriores, independentemente das cores políticas.

Taças Futsal Formação têm novo patrocinador

Taças Futsal Formação têm novo patrocinador

As Taças da Associação de Futebol de Castelo Branco em Futsal Formação, têm novo patrocinador, passando as mesmas a designar-se Taças “AMatosCar” Futsal. Após vários anos como patrocinador principal do Campeonato Distrital Futsal Sénior, a empresa foca-se agora nas competições de formação.

Durante a assinatura do Protocolo de Patrocínio o responsável máximo da Associação de Futebol de Castelo Branco realçou a já longa parceria com a empresa. Manuel Candeias agradeceu a disponibilidade da empresa do ramo automóvel para contribuir para o desenvolvimento do Futebol e do Futsal no distrito, reforçando que “as verbas angariadas em patrocínios serão destinadas aos Clubes, facilitando nas suas tarefas e obrigações”.

Por sua vez, o administrador da A MatosCar mostrou-se satisfeito com a longevidade da parceria entre as duas instituições e sublinhou o “bom trabalho desenvolvido pelo Presidente Manuel Candeias na AFCB” e a “boa relação” existente entre ambos.

Pedro Matos explicou que “como empresa local, sentimos que temos a obrigação de estar presentes com as gentes da nossa terra e chegar aos quatro cantos do distrito. A Associação de Futebol de Castelo Branco faz esse trabalho e queremos estar juntos para apoiar e promover o Desporto, sendo também importante para a nossa marca esta colaboração, que é profícuo para ambos os lados”.

O administrador da empresa acredita que, com esta parceria, vai poder chegar mais longe, mesmo em locais onde não estão sediados, acreditando que é “uma mais-valia”.

No momento da assinatura do Protocolo, num gesto simbólico, o presidente Manuel Candeias ofereceu uma camisola personalizada da Associação de Futebol de Castelo Branco e o Administrador da “A MatosCar” levou também o “Troféu Dedicação”, distinção feita na Gala Associação de Futebol, em 2024.

Crónica de Opinião de Carlos Teixeira – 06-11-2025

crónica opinião

Tema: Relação presencial e “efeito aldeia”.

“Taxa Zero ao Volante” até 2ªfeira

Taxa Zero ao Volante

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a GNR e a PSP têm a decorrer a Campanha de Segurança Rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização de 2025.

A decorrer até 2ªfeira, 10 de novembro, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução sob a influência do álcool. Em comunicado é referido que um em cada três condutores mortos em acidentes de viação apresenta uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5g/l e três em cada quatro destes condutores apresentam uma taxa igual ou superior a 1,2g/l.

Assim, durante este tempo vão ser desenvolvidas um conjunto de ação. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária promove diversas ações de sensibilização e a PSP e GNR levam a cabo várias operações de fiscalização.

Estas três entidades de segurança alertam que a sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.