É certo que a quadra natalícia traz consigo a magia própria do Natal, mas, infelizmente, muitas são as crianças que passam toda esta quadra sem ter uma prenda e é aqui que o “Apadrinhe um cacifo – desejos de Natal” quer fazer a diferença.
A iniciativa é uma ação de solidariedade social, que pretende realizar os desejos de Natal das crianças institucionalizadas na CIJE – Casa de Infância e Juventude – de Castelo Branco.
O Serviço Educativo do Museu Cargaleiro conta que convidou 24 meninas da instituição para ilustrar postais de Natal, inspirados nas obras do Mestre Cargaleiro e a escrever um desejo de Natal (presente simbólico), que desejariam receber nesta quadra festiva.
Qualquer visitante, assim como a comunidade local, pode fazer com que o desejo de uma destas crianças se torne realidade e surpreendê-las este Natal. Para isso tem de apadrinhar um dos cacifos (escolher um dos 24 cacifos que contêm desejos de Natal), que irão ficar disponíveis até 31 de dezembro. O Padrinho ou Madrinha poderá ser identificado ou ficar no anonimato.
A CIJE aceitou também o desafio para criar uma árvore de Natal através de materiais recicláveis, a qual está exposta na entrada do Museu Cargaleiro nesta época festiva.