Três equipas de alunos do 11º ano do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, de Idanha-a-Nova, participaram no concurso “Torres de Esparguete e Marshmallow”, que decorreu na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior.
Este concurso pretende desenvolver e aprimorar aptidões relacionadas com o espírito de cooperação e criatividade, assim como aprofundar conhecimentos sobre a área de arquitetura e engenharia civil.
A autarquia de Idanha-a-Nova, que apoio a deslocação, faz um balanço geral dos resultados das três equipas “bastante positivo”. Todos os alunos envolvidos elaboraram diferentes estruturas na tentativa de construir com os materiais atribuídos, 250gr de esparguete e um pacote de marshmallows, a torre mais alta e/ou esteticamente mais apelativa.
A aplicação de conhecimentos adquiridos na área da física, resistência dos materiais e estruturas, além das capacidades criativas é essencial nesta prova.
Além disso, esta participação permitiu aos alunos contactar com instituições de ensino superior da região numa altura em que as escolhas de continuidade académica estão em cima da mesa.
Após a atribuição dos prémios, foi dada a oportunidade aos participantes de conhecerem alguns espaços da universidade, numa visita guiada pelos laboratórios do departamento de engenharia.
O evento, aberto a alunos do ensino secundário, decorreu no âmbito do VI Congresso Internacional na Recuperação, Manutenção e Reabilitação de Edifícios e pretende incentivar os alunos do ensino secundário pelas áreas da engenharia civil e arquitetura, estimulando a criatividade e o espírito de equipa na procura de soluções engenhosas para o problema proposto.