Alimentação em dias de festa foi o tema de encerramento da Casa da Diabetes

Alimentação em dias de festa foi o tema de encerramento da Casa da Diabetes

Alimentação em dias de festa foi o tema da sessão de encerramento do projeto Casa da Diabetes, promovido pela Associação Protetora dos Diabéticos, em parceria com o Município de Proença-a-Nova e com o apoio do Centro de Saúde, que aconteceu no Auditório Municipal.

A última sessão começou com uma caminhada, promovendo a importância do exercício físico, seguindo-se a realização da análise de Hemoglobina Glicada, que foi repetida, já que na primeira sessão foi realizada esta análise para agora os profissionais poderem tirar conclusões, conta a autarquia proencense.

Mário Laginha, nutricionista da associação, ensinou a ajustar a refeição em dias festivos, propícios a cometer excessos alimentares e através de vários exercícios práticos, elucidou os presentes sobre a quantidade de açúcar, álcool ou gordura que muitas vezes estão “escondidos” nos alimentos que ingerimos.

Neste programa participaram 30 diabéticos entre os 49 e os 81 anos, selecionados pelo Centro de Saúde local, que ao longo dos últimos meses aprenderam mais sobre a diabetes tipo 2 e foram incentivadas a adotar e manter comportamentos saudáveis que promovam uma melhoria da gestão da doença e para reduzir ou evitar complicações. Como exemplo, Graciosa Lourenço refere que “havia muitas questões sobre as quais não estava elucidada, sobretudo relativamente aos cuidados com os pés. Consegui alterar alguns comportamentos que me vão ajudar a conviver melhor com a doença”.