A Biblioteca Escolar e a disciplina de TIC do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva assinalou o Dia da Internet Segura 2024 (6 de fevereiro), organizando várias sessões de (in)formação sobre a IA – Inteligência Artificial. A atividade foi direcionada para alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, especificamente as turmas de 4º ano e as turmas do 5º ao 9º anos da EB Afonso de Paiva. Estas sessões foram dinamizadas pelos docente Hélder Rodrigues e Júlio Diamantino (TIC) e pela professora bibliotecária Carla Nunes, tendo como objetivo sensibilizar os alunos para o conceito, as aplicações e os desafios da IA no mundo atual.
O agrupamento escolar de Castelo Branco explica que as sessões basearam-se no Referencial “Aprender com a BE” da Rede de Bibliotecas Escolares (BE), que propõe um conjunto de competências e descritores relacionados com a literacia mediática, digital e da informação. Os alunos puderam assim explorar alguns conceitos básicos sobre a IA, como o algoritmo, o dado, o modelo, o treino e o teste e destrinçar conceitos. Os alunos puderam também ver alguns exemplos de como a IA é usada em diferentes contextos e domínios, como na música, na arte, na escrita, na tradução, na pesquisa, na saúde, na segurança, na sustentabilidade, entre outros. Além disso, os alunos foram convidados a refletir sobre as vantagens e os desafios da IA.
Para ilustrar as questões, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar algumas ferramentas online que usam a IA para gerar conteúdos ou realizar tarefas. Estas atividades permitiram aos alunos perceber melhor o funcionamento e o potencial da IA, mas também alertaram para os cuidados que devem ter ao usar esta tecnologia. Os alunos foram ainda sensibilizados para as questões da privacidade dos dados, da segurança das informações, da veracidade das fontes, da diversidade das perspetivas, da inclusão dos grupos, da ética dos valores e da cidadania digital.
O Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva diz que estas sessões foram um sucesso, tendo envolvido cerca de 600 alunos e 27 turmas.