ADRACES quer cuidar e resgatar memórias

ADRACES quer cuidar e resgatar memórias

Castelo Branco recebeu a última sessão das jornadas “Cuidadores da Memória”, promovida pela ADRACES – Associação para o Desenvolvimento da Raia Centro Sul -, que pretendeu discutir a valorização e promoção da cultura popular como fator de sustentabilidade do território e do envolvimento das comunidades.

No âmbito e enquadramento deste projeto está a ser criada uma Rede Territorial de Cuidadores da Memória com vista à recolha, salvaguarda, interpretação e recriação do legado histórico e identitário do território enquanto instrumento de diferenciação e competitividade, contribuindo para a sua reafirmação como destino turístico e de excelência.

Esta rede está a ser desenvolvida em duas vertentes que vão resultar em vários produtos culturais, disponibilizando-os ao turismo cultural, explicou Teresa Magalhães, diretora-adjunta da ADRACES, à margem da sessão.

Teresa Magalhães, diretora-adjunta da ADRACES, afirmou ser essencial “devolver a informação recolhida” pela comunidade.

Prestigiar a cultura desta região através da história e que “deixe de ser apenas oral e fique na escrita”, para que nunca seja esquecida nas próximas gerações, é a base deste projeto “Os Cuidadores da Memória”.

A apresentação dos produtos cultural, resultantes desta recolha de informação, está prevista para setembro.

Ricardo Pires Coelho